Coletânea em e-book oportuniza divulgar pesquisas do Programa de Pós-Graduação em História

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O Laboratório de Estudo de Gênero, vinculado Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (LEG/Ufam), publicou uma coletânea de textos, no formato e-book, com o objetivo de mostrar os projetos de pesquisa de mestrado (artigos) e as monografias dos finalistas da graduação.

A coletânea em inglês, cujo titulo é History, Whispers and Intrigues (traduzido: História, Sussurros e Intrigas), publicada pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), foi organizada pelo professor Antônio Emílio Morga e pela mestra do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), Lidiane Mendes (Acesse a publicação).

O livro é uma coletânea de capítulos escritos por graduados, mestres e doutores membros do LEG. Para o professor Emílio Morga, o e-book é uma oportunidade de os alunos divulgarem suas pesquisas dentro dos critérios do PPGH. Segundo o professor, o programa foi avaliado junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passando da nota 3 para 4. "Com isso", disse o professor, "o programa fica fortalecido e melhora a qualidade do ensino".

“O e-book na versão em inglês permite com que leitores de outras nacionalidades acessem as pesquisas realizadas pelos alunos do Programa, assim, irá circular não somente no âmbito acadêmico, mas também fora dele”, completou o docente.

De acordo com os organizadores, a coletânea aborda os objetos de pesquisa durante a realização do mestrado e ao longo do curso de graduação. Por outro lado, segundo os organizadores, lacunas ainda deverão estar presentes durante todo o processo de pesquisa, e os autores devem estar atentos e atentas a curvas, distâncias, rupturas, continuidades e descontinuidades oriundas de seus trabalhos.

Segundo a organização, a partir da leitura do e-book 'History, Whispers and Intrigues', se espera propiciar debates construtivos e abrir novos diálogos acerca das temáticas apresentadas na obra.

Mais informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.