Fazenda Experimental da Ufam recebe discentes do Ifam para formação sobre recursos pesqueiros

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) recebeu, na quarta-feira, 22, na Fazenda Experimental (Faexp), 46 estudantes do Instituto Federal do Amazonas em Manacapuru (Ifam-Manacapuru). Os alunos são dos cursos de Recursos Pesqueiros, nas modalidades de ensino médio e subsequente (pós-ensino médio), e ficarão dois dias participando do curso de Capacitação e Treinamento por meio do Programa Institucional de Atividades Curricular de Extensão (PACE-Ufam), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), por intermédio do Projeto de Extensão-Implantação de Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia (IUDAA).

O curso é ministrado pelas professoras Christiane Patrícia Feitosa de Oliveira, Marle Angélica Villacorta Correa e Sanny de Andrade Porto, todas do Departamento de Ciências Pesqueiras da Ufam (Depesca). A visita é coordenada pela professora do curso de Recursos Pesqueiros do Ifam de Manacapuru, Thyssia Dairiki que, em razão da estrutura da Fazenda Experimental da Ufam, relacionada à parte prática, firmou a parceria com a coordenação do curso de capacitação.

“É importante para o estudante do ensino médio e do subsequente do Ifam de Manacapuru participar deste curso porque nossa Instituição ainda não tem estrutura para aulas práticas. O curso no Ifam só tem três anos, e a estrutura da Fazenda da Ufam é muito boa. A parceria é importante para os nossos discentes vivenciarem a parte prática da formação”, disse a professora Thyssia Dairiki.

O curso tem uma parte teórica e outra prática (visita aos tanques e laboratório), e é aberto à comunidade em geral. O Programa Institucional de Extensão (PACE) é uma forma de oferecer a estudantes de várias instituições e produtores locais e regionais, uma formação pra qualificar a produção na piscicultura. “A visita dos alunos extrapola a sala de aula e encontra na Fazenda Experimental toda uma estrutura para atender as inúmeras demandas e capacitá-las.

As instituições de ensino e de pesquisa não têm uma estrutura onde possam fazer as práticas com os alunos e nos procuram para utilizar este local. Atendemos diferentes áreas do conhecimento e temos contribuído para a formação de produtores e de alunos na área da pesca”, ressaltou a professora do Departamento de Ciências Pesqueiras da FCA e coordenadora da Estação de Aqüicultura da Fazenda da Ufam, Marle Angélica Villacorta Correa.

Equipe de professoras e bolsistas do ProgramaEquipe de professoras e bolsistas do Programa

A relevância da temática do curso decorre do atual quadro sanitário nas pisciculturas regionais, com a frequente incidência de doenças nos sistemas de criação. Essa iniciativa propõe a transferência de conhecimento e sensibilização da importância da implementação de Boas Práticas de Manejo (BPM) nas pisciculturas, abordando aspectos sobre bem-estar animal, sanidade e produção de organismos aquáticos. Essa ação visa capacitar futuros profissionais da área de produção, contribuindo para o crescimento da atividade e, consequentemente, para o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado regional.

A coordenadora do Programa (PACE), Christiane Patrícia Feitosa de Oliveira, afirmou que é importante contribuir com a formação dos alunos do Ifam, como também com a da comunidade em geral. “O Programa cumpre o seu papel de atender na formação de estudantes e da comunidade em geral (os produtores). Recebemos os alunos do Ifam com toda a estrutura para realizar atividades teóricas e, principalmente, as práticas”, disse a coordenadora.

A estudante do ensino médio do Ifam de Manacapuru, Elissandra Kimberlly Marques, disse que estar na Fazenda é uma oportunidade de participar das aulas práticas. “Já estávamos ansiosos por participar deste curso na área de piscicultura. A prática é importante para agregar conhecimento. Estou satisfeita de poder participar e conhecer a estrutura da Fazenda da Ufam” destacou a estudante.