Informática e Educação: Icomp publica 19 artigos em evento classificado com Qualis B1

A Federal do Amazonas tem o maior número de pesquisadores da área em todo o País

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) destacou-se na participação do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), com a aprovação de 19 trabalhos científicos que abordam conceitos de Informática aplicados à Educação. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1990, possui publicação classificada com o Qualis B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a área de Computação.

Em todos os trabalhos, há participação de seis doutorandos, sete mestrandos, quatro graduandos e um técnico-administrativo em Educação da Unidade Acadêmica. Na avaliação da professora do Icomp, Thaís Helena, que também é vice-coordenadora da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da SBC, a aprovação de número tão expressivo de artigos numa única edição confirma a qualidade do Icomp ao desenvolver pesquisas relevantes, cuja cultura de produção científica se fortalece em todos os níveis. Acesse a lista de trabalhos selecionados.

“Esse é o reflexo da larga produção discente, da graduação ao doutorado, atuando no PPGI que já é reconhecido nacionalmente, com avaliação cinco, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), mais recente, e já com a publicação do artigo de um mestrado, orientado por um docente do Icomp”, explica a professora Thaís Helena. “Vale ressaltar que o grupo que trabalha com Informática na Educação no IComp é o maior do Brasil em quantidade de pesquisadores e produção”, acrescenta.

O Simpósio é organizado em quatro trilhas temáticas, para as quais os trabalhos são submetidos de acordo com o objeto da pesquisa, abarcando uma gama atualizada de temas. A primeira aborda, por exemplo, a elaboração de sistemas para ensino/aprendizagem, como as plataformas e os dispositivos. A segunda trilha recebe trabalhos nas áreas de jogos, robótica e realidade virtual, entre outros. Na trilha seguinte, interação humano-computador, meta cognição e ambientes motivacionais estão entre os principais temas.

A quarta trilha valoriza investigações sobre Inteligência Artificial, Web Semântica e Mineração de Dados. Por fim, há uma trilha voltada à recepção de trabalhos sobre ambienteis computacionais colaborativos e processo de ensino-aprendizagem.

Trajetória consolidada

Segundo a professora Thaís Helena, que atua nos PPGs em Informática e em Ensino de Ciências e Matemática da Ufam, a cada ano, cerca de 800 pesquisadores participam do evento. “A produção da Universidade é muito sólida. Além do SBIE, muitos trabalhos são apresentados e ganham prêmios em eventos nacionais e internacionais, como o Workshop de Informática na Escola (WIE), o Frontiers in Education Conference (FIE), o International Conference in Advanced Learning Technologies promovido pela IEEE (IEEE ICALT)”, destaca a pesquisadora.

A atuação dos docentes em comitês de programa e comissões especiais é outro reflexo da qualidade da equipe de pesquisadores do Instituto, que também participam de outros eventos nacionais e internacionais, publicando trabalhos, inclusive.

Ao todo, 34 dos 35 docentes do Icomp são doutoresAo todo, 34 dos 35 docentes do Icomp são doutoresEntre os destaques estão o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), o Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) e o Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSEG).

Na seara internacional, o Icomp também se destaca em alguns dos grandes eventos, como o Software Engineering and Knowledge Engineering (SEKE) e a International Conference on Software Engineering (ICSE). Dos 35 docentes vinculados à Unidade Acadêmica, 34 já possueo o título de doutor, o que corresponde a 97% do quadro.

Saiba mais

O XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros.

O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e desde então tem sido realizado anualmente. A partir de 2012 passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos. O Simpósio prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, para promoção da aprendizagem.

O que é o Qualis Periódicos? – é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. O processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação, sendo baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza lista com a classificação dos veículos utilizados pelos PPGs para divulgar sua produção intelectual.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Anexo - Trilhas Temáticas.pdf)Trilhas Temáticas do evento[ ]511 kB