Novos farmacêuticos da Ufam colam grau no auditório Eulálio Chaves

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas realizou na noite terça-feira, 21, a formatura de 24 novos farmacêuticos, do primeiro semestre de 2018, em cerimônia de outorga de grau no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen, acompanhado da diretora do curso, professora Débora Ohana, da coordenadora, professora Alcinira Farias, da paraninfa, professora Jaila Lalwani, e da patronesse e homenageada com o nome da turma, professora Ana Cyra.

A 108ª turma colou grau em um momento histórico para o curso. No período de 13 a 16 de agosto, a faculdade comemorou, durante a 13ª Edição da Semana Acadêmica de Farmácia, o Jubileu de Ouro de 50 anos de criação da graduação na Ufam. O aniversário foi lembrado pela diretora da faculdade como sinônimos de conquista e felicitações aos bacharéis.

“Vocês fazem parte do momento histórico que estamos vivendo: os 50 anos do curso de Farmácia da Ufam. Queridos farmacêuticos, colegas de profissão, ex-alunos da FCF, sejam muito felizes. Desejo uma vida profissional de muito sucesso, com ética, responsabilidade e muito amor ao próximo. Nós da faculdade estaremos sempre aqui para lhes acolher, receber. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas saúda a turma 108. Parabéns a todos”, disse a professora Débora Ohana.Cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da UfamCerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Ufam

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, ressaltou o compromisso ético com o ser humano no exercício da profissão. “Vocês escolheram uma área muito importante da vida, a da Saúde. Sejam éticos. Não façam concessões gratuitas a ninguém. Isso pode custar muito caro. Quando fazemos concessões fora do que a lei permite, estamos sendo antiéticos. Vocês vão trabalhar com a saúde pública do ser humano. Tem uma propaganda do 'Médicos sem Fronteiras' que diz que apesar de todas as maledicências que o ser humano pode fazer, de todas as guerras, só quem pode ajudar o ser humano é outro ser humano. Esta é a mensagem que deixo para os senhores. Apesar de todos os percalços que a universidade vive hoje, ainda sim, vocês se formaram na melhor universidade de nossa região”.

O bacharel Lucas da Silva foi o orador da turma. Confira um trecho do seu discurso: Percorremos uma linda estrada. Essa foi a FCF. Aqui nascemos e fomos criados. Somos muito mais do que éramos ontem. Somos muito menos do que seremos amanhã. Somos farmacêuticos de sucesso. Somos federal. Somos a nova cara da farmácia brasileira. Somos a história desse país. Somos a cura camuflada sob as cápsulas. Esta é a nossa noite de glória. Somos os protagonistas, mas há muitos coadjuvantes que devemos agradecer. Se você tem um objetivo, mude seus hábitos. Tenham disciplina. Vivamos todos os Ser farmacêutico foi um sonho realizado pelo africanoSer farmacêutico foi um sonho realizado pelo africanodias com determinação”.

Africano farmacêutico pela Ufam

Abdou Badamassi, 30, é um dos farmacêuticos que colaram grau no auditório Eulálio Chaves. Oriundo de Benin, país ocidental do continente africano, Abdou ingressou no curso de Farmácia da Ufam pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), do Ministério da Educação (MEC), que oferece oportunidades de formação superior aos cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Ser farmacêutico foi um sonho realizado pelo africano. “Desde minha adolescência, o curso de Farmácia foi um sonho, pois minha avó trabalhava com fitoterápicos em meu país e eu sempre a acompanhava. Então, a partir desse momento, passei a gostar de Farmácia. Minha avó faleceu. Então hoje sou o único farmacêutico na família e tenho muito orgulho disso”.

Com o diploma na mão, o bacharel lembrou das lições aprendidas ao longo dos anos e dos planos já traçados. “Fiquei na Ufam seis anos e meio e o que levo de lição é que na vida nunca devemos cruzar os braços, pensar que é difícil. Sempre devemos arrumar um jeito de levantar os desafios. Eu passei no processo seletivo para o mestrado em Farmácia na Ufam e já estou cursando. Depois de terminar esse mestrado vou fazer um doutorado e, provavelmente, vou seguir a carreira na Educação, ser pesquisador”.

Saiba quem são os outros 23 bacharéis:

Camila Verly de Miranda Sabino / Cibele de Souza Viana / Deizi dos Santos Ferreira / Diego Diniz Silva / Eliane Pimentel Nóbrega / Eloise de Souza e Silva / Erick frota Gomes Figueiredo / Gabriel Oliveira de Souza / Gabrielle Gorayeb Santos / Guilherme Domingos Bindá / Ivanildo Vieira Pereira Filho / Janaina Santos Barroncas / Kamilla Maria de Sousa Picanço / Larissa de Souza Bezerra / Larissa Feitosa da Hora / Lucas Munareto da Silva (Orador) / Marcos Henrique Gurgel Rodrigues / Rayssa Lamaniere Santos Araújo / Rebeca Linhares de Abreu Netto / Rosemary Almeida Storch / Sayuri Araujo Miki (Juramentista) / Talita Heleny Pacheco de Almeida / Wana Lívia Silva Oliveira.