PPG em Design realiza Aula Inaugural de 2018

Metaprojeto é abordado em Aula Magna do professor Dijon Moraes Júnior, da UEMG.Metaprojeto é abordado em Aula Magna do professor Dijon Moraes Júnior, da UEMG.Com palestra sobre um dos temas mais recentes da área, o metadesign, proferida durante a Aula inaugural pelo ex-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, Dijon Moraes Júnior, o PPG em Design iniciou as atividades do segundo ano de existência. A Aula Inaugural do programa ocorreu na manhã desta terça-feira, 21, no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia.

Estudantes e docentes de graduação e pós-graduação se reuniram nesta manhã para prestigiar a programação do Programa de Pós-graduação em Design (PPGD). Com mais 17 novos alunos, a segunda turma do mestrado profissional foi recebida, juntamente com os demais estudantes do curso, para obter mais informações sobre programa e refletir sobre o tema da palestra “Metaprojeto: o Design do Design”.

Compondo a mesa de honra do evento, o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, parabenizou a FT pelo mestrado e ressaltou o papel que o curso terá na formação de recursos humanos capacitados, atuando assim para o desenvolvimento do Amazonas. “O curso vai agregar muito o empreendedorismo”, disse.

De acordo com a coordenadora do PPGD, professora Magnólia Quirino, o curso vem suprir a necessidade de aperfeiçoamento de profissionais de design não somente do Amazonas, mas também de demais estados da região Norte, por ser o único curso do tipo oferecido por uma universidade pública. Com o curso, a Ufam e a Faculdade de Tecnologia (FT) pretendem capacitar os designers locais, algo possível a partir da qualificação do próprio corpo docente do curso, que apresenta 70% de titulação em doutorado, podendo assim se dedicar ao ensino em nível stricto sensu. “A gente viu que havia essa necessidade de oferecer o curso para qualificar melhor os recursos humanos na região e assim melhorar também a qualidade de ensino, pesquisa e de formação profissional para ao estado e região”, contou a professora Magnólia.

Para o segundo ano de atividade do programa, a coordenadora informa que estão em busca de parcerias, inclusive com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que resultem em mobilidade acadêmica de discentes e docentes, participação em bancas e apoio em pesquisas, por exemplo. “Iremos colocar disciplinas online, assim os nossos alunos poderão fazer algumas disciplinas ofertada na UEMG e, em contrapartida, eles poderão conhecer as nossas pesquisas especificas que sejam de interesse do programa deles”, detalhou.

Aula Magna - Metaprojeto: o Design do Design

Programa busca parcerias para ampliar ações.Programa busca parcerias para ampliar ações.

Autor da obra que intitula a palestra ministrada aos estudantes de Design, o professor Dijon Moraes Júnior expôs que o metaprojeto é a contestação ao projeto de formato cartesiano, usado para o ensino em Design.

O ex-reitor da UEMG defende que o metaprojeto apresenta a nova visão sobre o fazer profissional, a partir da reflexão contínua do projeto a ser desenvolvido, trazendo as mais novas formas de ensinar as disciplinas relativas à construção de projetos. “Antes de propor, é preciso refletir sobre o projeto”, diz o professor.

De acordo com o palestrante, o design atual é responsável por fazer a gestão da complexidade, já que parte da leitura do mundo, suas interações e manifestações, para pautar seu trabalho. “Não esperem respostas só da academia, mas da música, da arte, da realidade do momento”, orientou sobre as fontes para o desenvolvimento de projetos. “O metaprojeto pergunta o tempo inteiro: seria isso? Na velha metodologia, você não tem as fases questionadas. Você só segue, não retorna. No metaprojeto, você retorna o tempo inteiro à fase anterior, se você quiser”, revelou o professor, ao explicar que isso permite ganho, entre eles a redução de materiais, para o profissional e para o interessado no projeto.