Ufam forma 24 novos psicólogos

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas concedeu grau a 24 formandos da Faculdade de Psicologia (Fapsi) na noite da última segunda-feira, 20 de agosto. A cerimônia aconteceu no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor sul do campus universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

A colação foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga, acompanhado da diretora da Faculdade de Psicologia, professora Iolete Ribeiro da Silva. A mesa de honra também foi composta pela coordenadora do curso e patronesse da turma, professora Ana Cristina Fernandes e pela paraninfa da turma, professora Raquel Almeida de Castro. Foi registrado ainda como homenageado com o nome da turma o professor Ilmar Costa Lima, falecido em 2017.

Recém-graduada, Leticia Santana afirmou se sentir muito orgulhosa de estar se formando na única universidade pública do Amazonas que oferece o curso de psicologia. “Estudar na Ufam me fez perceber que existem muitos outros campos da psicologia a se explorar e que ela pode ir muito além do ambiente clínico, alcançando esferas que muitas vezes são invisibilizadas pela sociedade. O apoio da família e das amizades feitas por aqui foi fundamental para que eu pudesse chegar a esse momento. Gratidão é o sentimento que predomina neste momento”, disse a psicóloga.

Eduardo Barboza Guimarães, eleito orador da turma, reiterou o fato de estar representando um grupo diversificado de formandos. “Temos entre nós mulheres, homens, negras, negros, japoneses, lésbicas, gays, bissexuais, héteros, mães, pais, solteiros, casados, religiosos, ateus. E cada uma dessas pessoas possui histórias de vida únicas e que merecem ser ouvidas, assim como fizemos e continuaremos a fazer ao longo de nossa carreira. Todos os professores contribuíram muito ao longo dessa jornada. Muitos nos ensinaram o valor de ser um profissional comprometido com uma psicologia, de fato, social e de acordo com os valores e premissas dos seres humanos. Mesmo com o sentimento de satisfação ou de dever cumprido que temos hoje, é preciso refletir que agora nosso papel será ainda mais desafiador. É preciso garantir que nossa profissão continue atuando a partir dos princípios éticos que são propostos tanto pelo nosso Código de Ética quanto pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, sempre lutando para que nosso trabalho seja baseado no respeito e na promoção da liberdade, dignidade, igualdade e da integridade de todo ser humano”, declarou o orador.

Raquel Almeida de Castro expressou gratidão aos formandos, não só por terem-na escolhido como paraninfa da turma, mas por terem acreditado e escolhido a Psicologia. “Eu também escolhi a Psicologia e estive no lugar de vocês há exatos vinte e quatro anos e seis meses. E isso me tornou um ser humano melhor. Como paraninfa da turma, eu dou testemunho a todos de que esses novos psicólogos realmente estão preparados para atuar profissionalmente. Eles realmente têm os dons que afirmam possuir. Agora deixam de ser nossos alunos, e meu desejo é que cheguem a ser muito melhores que seus mestres. Não deixem de sonhar nunca, porque isso é o que nos mantém vivos”, disse a professora, emocionada.

A diretora da Faculdade de Psicologia, professora Iolete Ribeiro da Silva lembrou em sua fala que em 2018 completa-se 56 anos de Psicologia como profissão no Brasil. “São 56 anos de muitas histórias. E eu tenho certeza que vocês ajudarão a construir novas psicologias, que deem conta de contribuir para construirmos um outro mundo, mais fraterno e solidário, que reconheça a dignidade de cada pessoa, independente de onde ela tenha nascido, do país que ela seja, de que classe social ela pertença, de que orientação sexual ela tenha, de que identidade de gênero ela tenha e de como ela se coloca no mundo. Acredito que vocês construirão outras manhãs”, concluiu a diretora.

Finalizando a cerimônia, o professor Sylvio Mário Puga reconheceu em seu discurso as dificuldades que os alunos precisam superar para concluir a graduação. “Vocês, agora formados, são verdadeiros guerreiros e heróis, pois mesmo enfrentando os desafios sociais, pessoais e políticos, como citados pelo orador em seu discurso, conseguiram concluir o melhor curso de Psicologia do Estado do Amazonas. Portanto, vocês são vitoriosos. A partir de agora, a Universidade Federal do Amazonas continua de portas abertas para o mestrado, doutorado ou qualquer outra atividade que a Universidade possa oferecer. Tenho certeza que nós vamos continuar a tomar as medidas necessárias para fazer com que tanto a graduação quanto o mestrado em Psicologia sejam cada vez melhores. Parabéns a vocês, tenho certeza que daqui pra frente vocês vão levar o nome de nossa instituição para sempre na sua atuação profissional, onde quer que vocês estiverem.” Afirmou o reitor antes de declarar encerrada a outorga de grau do curso de Psicologia.

Confira a lista de formandos:

Alessandra de Fatima Oliveira Dinelli
Bárbara Thais Veras de Mendonça