Semana de Psicologia chega a 7ª edição

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

'O psicólogo está preparado para os desafios da atualidade?' é o tema da VII Semana de Psicologia que ocorre até o dia 24 nas dependências dos auditórios e salas das Faculdades de Ciências Agrárias (FCA) e de Psicologia (Fapsi), das 14 às 17h e das 18 às 21h, no setor Sul do Campus Universitário.

A Semana pretende discutir e refletir o papel do psicólogo frente aos desafios contemporâneos que se apresentam nas diversas práticas da profissão por meio de palestras, minicursos, rodas de conversas, mesas redondas, oficinas, dentre outras ações relacionadas ao tema.

Na solenidade de abertura, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga falou da importância da formação do psicólogo para Universidade e para a sociedade quanto apoio à resolução de conflitos comportamentais.

Em breve, o curso de Psicologia terá novo prédio

Na oportunidade, o reitor informou à comunidade interna sobre a construção do novo prédio da Faculdade de Psicologia. “Ano passado, fizemos a licitação e temos a empresa ganhadora dentro das regras estabelecidas. Nesse momento, a Administração Superior da Universidade trabalha para desbloquear junto ao Ministério da Educação (Mec), o recurso necessário para que a empresa ganhadora da licitação possa receber a ordem de serviço”, comenta o reitor.

O reitor enfatizou ainda a importância de ser membro de Conselhos profissionais, considerando fundamental para a profissão. Ele destaca o estreitamento da entidade com os futuros profissionais da área, que, dessa forma, terão um órgão fiscalizador no exercício profissional.

Pesquisa, fator de diferença

A diretora da Faculdade de Psicologia, professora Iolete Silva, disse que a Semana é um momento de comemoração, em razão do curso estar completando 20 anos de existência este ano. “Cada vez mais, o Centro Acadêmico organiza eventos com amplitude direcionado aos futuros profissionais da área", ressaltou a diretora.

De acordo com a docente, a diversidade temática chamou a atenção dos estudantes, das diferentes teorias e de campos de aplicação da profissão. “Um aspecto que se destaca, é o fato de estudantes de outras faculdades e universidades participarem do evento. As vagas foram esgotadas rapidamente, porque teve uma procura muito grande”, completa.

“Como é um curso de uma instituição pública tem um diferencial. Nós temos inúmeros laboratórios de pesquisa, grupos de pesquisa e produtores do conhecimento. Isso contribui para formação em outras instituições”, completa a docente.

Palestra Magna

O presidente do Conselho Regional de Psicologia-20ª Região, Gibson Santos, proferiu palestra magna `O psicólogo está preparado para o desafio da atualidade?´, tema do evento. Durante a palestra, o presidente destacou que o grande desafio das Instituições de Ensino Superior é a formação do psicólogo/psicóloga mais inseridos na realidade do país. De acordo com ele, o profissional de psicologia deve conhecer todas as políticas públicas e aplicá-los de acordo com cada situação.

Santos considera que é fundamental uma boa formação universitária em que deve está baseada no contundente apuramento teórico e técnico. Com isso, disse o presidente, o psicólogo oferecerá serviços profissionais nos diversos contextos, de modo a contribuir para uma melhor qualidade de vida e saúde para população em geral.