Propesp realiza reunião sobre doutorado interinstitucional em Filosofia

Candidatos tiraram dúvidasCandidatos tiraram dúvidas
Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

Com a finalidade de promover discussão introdutória em relação aos processos seletivos para ingresso no doutorado interinstitucional [dinter] em Filosofia, lecionado em parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade de Campinas (Unicamp), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) realizou na tarde desta segunda-feira, 20, reunião com os pré-candidatos a compor a primeira turma. A atividade é parte do calendário de reuniões de esclarecimentos sobre os dinters firmados em 2018, ainda não iniciados, sendo esta a primeira do cronograma previsto.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, disse estar “muito feliz com a concretização da intenção de implantar um dinter tão importante”. “Realizaremos um conjunto de reuniões com os pré-candidatos aos doutorados. Junto à Propesp, pretendemos promover todos os cursos possíveis durante este ano”, reiterou o gestor.

Ao todo, 15 vagas serão disponibilizadas e acrescenta-se como critério de prioridade a inclusão de docentes, porém haverá também vagas suplementares para técnico-administrativos em educação (Tae) que se interessarem pelo curso, devido ao entendimento da importância da qualificação destes profissionais. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro e a publicação do edital está prevista para a próxima semana.

Reitor, professor Sylvio Puga e pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma BaçalReitor, professor Sylvio Puga e pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma BaçalAproximadamente 20 candidatos estiveram presentes à reunião, atuantes em áreas do conhecimento diversificadas, que por determinadas motivações e contextos próprios, veem abordagens e correntes teóricas filosóficas como correlatas às que já estão habituados. Pesquisadores de Comunicação Social, Psicologia, Sociologia, Direito e da própria Filosofia pontuaram suas principais expectativas relacionadas ao curso.

Atual diretor da TV Ufam, o professor Guaraciaba Tupinambá está entre os concorrentes e fez questão de encorajar os colegas a não hesitar quando em contato com algumas dificuldades inevitáveis. “Uma das minhas preocupações iniciais foi o fato de muitos textos a serem utilizados estarem escritos em alemão, língua que não domino. Contudo, a perseverança é fundamental para o alcance de nossos objetivos e é gratificante ver com quem estou concorrendo”, declarou aos presentes.

Financiamento

Em relação à viabilização econômica do projeto, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal enfatizou os esforços desta unidade administrativa em angariar recursos junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Além dos incentivos financeiros destinados aos pesquisadores, a ação é necessária para custear passagens para Campinas, visto que apenas as disciplinas serão ministradas na Ufam e o estágio, uma das etapas do doutorado, deve ser executado na Unicamp, além da qualificação e das defesas de teses. “A estimativa é de que R$ 500 mil seja o valor correspondente aos custos totais. Nossa intenção é garantir o ideal funcionamento do curso, do início ao fim”, detalhou a pró-reitora.

Para maiores informações, entre em contato através do telefone: (92) 3305-1181 Ramal 1496 ou acesse a página da Propesp.