Reitor da Ufam recebe o título de Economista do Ano de 2018

 
 

Reitor (ao centro) recebe comenda das mãos de Francisco de Assis Mourão e Francisco de Assis Mourão JúniorReitor (ao centro) recebe comenda das mãos de Francisco de Assis Mourão e Francisco de Assis Mourão Júnior

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam 
 
A cerimônia em comemoração ao Dia do Economista e a premiação do Economista do Ano de 2018 ocorreram na noite desta quinta-feira, 16, organizadas pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), como parte da Semana do Economista. Na ocasião, foi entregue a comenda ao economista e atual reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, bem como placas de homenagens aos ex-presidentes da entidade.
 
À mesa da solenidade, estavam o presidente do Conselho, Francisco de Assis Mourão Júnior, o primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo dos Santos, o presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas, Marcus Anselmo da Cunha Evangelista, a conselheira do Conselho Federal de Economia, Denise Kassama. Além deles, compareceram os economistas e deputados Serafim Correa e José Ricardo Wendling, o representante do curso de Economia da Ufam, professor Luiz Roberto Coelho Nascimento e o supervisor técnico do Departamento  Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Inaldo Seixas.
 
Em seu pronunciamento de abertura, o presidente do Corecon-AM, Francisco Mourão Júnior, ressaltou o momento ímpar para reunir profissionais locais da área. "Hoje temos a oportunidade de reconhecer a atuação dos profissionais da Economia e de homenageá-los, não só pelo empenho, mas pela dedicação à classe, além de entregarmos a comenda ao nosso Economista do Ano de 2018, o reitor da Ufam, meu ex-professor, Sylvio Puga, por quem tenho muito apreço", declarou, emocionado. 
 
Na plateia, estudantes do curso de graduação em Economia da Ufam, familiares e amigos dos homenageados acompanharam a apresentação do projeto  'Memória Viva Corecon'. A iniciativa, de acordo a conselheira do Conselho Federal de Economia, Denise Kassama, surgiu da percepção de valorizar fotos antigas encontradas na sede do conselho. "Um dos economistas se reconheceu na foto e, de forma saudosa, nos relatou diversas histórias de sua época enquanto ocupava um dos cargos de direção da Casa. Assim, o projeto traz depoimentos que nos remetem a décadas passadas e é capaz de nos reunir aqui", afirmou. 
 
O projeto iniciou com o depoimento da primeira mulher a ocupar o posto de presidente do Conselho, em 1972, Lídia Loureiro da Cruz, seguido pelo do economista e deputado Serafim Fernandes Correa, que, para os diretores do Corecon-AM, foi um dos responsáveis por se articular pela categoria, juntamente com o reitor da Ufam, à época, Aderson Pereira Dutra, e o professor Nilton Lins, pelo processo de reconhecimento do curso de economia, bem como pela fundação da Conselho Regional de Economia. Até então, os economistas eram registrados junto ao Conselho Regional do Estado do Pará. 

Plateia da solenidade de encerramento em comemoração ao Dia do Economista foi composta por estudantes, familiares e amigos dos homenageadosPlateia da solenidade de encerramento em comemoração ao Dia do Economista foi composta por estudantes, familiares e amigos dos homenageados

O vídeo-depoimento continuou com Aníbal Normando, que contribuiu para a criação do Sebrae-AM e José Laredo, o primeiro conselheiro federal do Amazonas no Conselho Federal de Economia (Cofecon).  José Ricardo Wendling, presidente do Corecon-AM por duas vezes, destacou as causas sociais no vídeo em que também apareceu com Jefferson Praia, o economista que gerou o Conselho e iniciou o processo de aquisição da sede própria para a entidade. 
 
Os últimos a se pronunciarem em vídeo foram Antônio Ivaldo Bezerra da Silva, presidente com maior número de mandatos, foram cinco, ao todo: Maria do Socorro Corrêa, segunda mulher presidente, e Marcus Anselmo Evangelista.  
 
Honraria - A Comenda de Economista do Ano 2018 para o reitor, o professor Sylvio Puga, foi entregue por Francisco de Assis Mourão e Francisco de Assis Mourão Júnior. À plateia, o homenageado relembrou passagens de sua trajetória profissional. 
 
"Penso que tudo começou em março de 1988, quando ingressei na Faculdade de Estudos Sociais, na antiga Universidade do Amazonas, UA, ainda na rua Emílio Moreira, no Centro de Manaus. Minha vida profissional começou no então Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Ceag), hoje Sebrae-AM, onde estagiei com nomes importantes, que inclusive, alguns deles se fazem presentes nesta solenidade. Quis o destino que eu voltasse ao Sebrae, anos depois, como conselheiro e na condição de reitor da Universidade, onde sempre quis, sonhei e realizei estar", revelou ele, que completou duas décadas de dedicação à docência. 
 
"Esse prêmio tem 39 anos. Do ponto de vista profissional, alcancei o ápice e essa emoção é diferente. Tenho 29 anos de formado e eu me dedico a formar outros economistas: essa é a minha missão. Sou da terceira geração de economistas deste Estado. Neste momento, outros formandos recebem seus diplomas, na Ufam. E eu estou aqui, recebendo essa homenagem que muito significa para mim e minha família. E entendo que este é um dia de muita felicidade, com grande simbolismo para a Economia no Amazonas", disse.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable