Ufam publica primeira revista sobre Educação Inclusiva da região Norte

Por Samuel Vinente / Protec

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), com o apoio da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas, publica o primeiro periódico eletrônico intitulado ‘Pesquisa e prática em Educação Inclusiva’. É o primeiro da área na região Norte com periodicidade semestral.

O novo número conta com 173 páginas, tendo um editorial escrito por editores e pela professora convidada Maria da Piedade Resende da Costa, docente do Programa se Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Os autores são oriundos de diversas instituições (Ufam, Ufscar, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundepe), FMU-Laureat, Uninorte-Acre, Faculdade Barão do Rio Branco, Centro Universitário Claretiano, Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Para essa primeira edição abrimos uma chamada pública e recebemos aproximadamente 60 manuscritos, dos quais 12 foram selecionados pelo Comitê Editorial. Esse volume torna realidade o sonho de um novo veículo para  divulgação da produção científica sobre Educação Inclusiva  na região Norte”, destacou Samuel Vinente, Editor-chefe do periódico.

A revista pode ser acessada no Portal de Periódicos da Ufam (http://periodicos.ufam.edu.br/educacaoInclusiva/issue/view/247), podendo toda a comunidade acadêmica realizar pesquisas; cadastrar-se como leitor, autor ou avaliador; submeter textos e acompanhar artigos e publicações. O fluxo para recebimento de textos é contínuo e podem ser submetidos artigos de pesquisa, relatos de experiência, revisão de literatura e ensaio teórico.

Os temas compreendem a diversidade em educação relacionadas à Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação para Relações Étnico-Raciais, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.