Ufam entrega mais de 70 profissionais das Ciências Contábeis e Econômicas

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

Na noite desta quinta-feira, 16 de agosto, a Universidade Federal do Amazonas realizou a outorga de grau a mais de 70 novos bacharéis em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Faculdade de Estudo Sociais (FES). A solenidade aconteceu no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do campus sede.

A cerimônia foi presidida pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufam (Proplan), professora Kleomara Cerquinho, que representou o reitor da Instituição, professor Sylvio Puga, o diretor da FES, professor Jorge Campos e os homenageados pelos formandos: paraninfo do curso de Ciências Contábeis, professor Manoel Martins do Carmo Filho; paraninfo do curso de Ciências Econômicas, professor Salomão Neves; o patrono do curso de Ciências Contábeis, professor Wander Araújo Motta; a patronesse do curso de Ciências Econômicas, professora Lenice Mauro Thury e as professoras homenageadas: Leonor Bernadete Aleixo dos Santos, cujo nome foi dado à turma de Ciências Contábeis e Valdenei Parente, que nominou a turma de Ciências Econômicas.

Em seu discurso como oradora do curso de Ciências Econômicas, Gizele Naveca Montenegro, agora economista, ressaltou que além do aprendizado do conhecimento profissional da área, os anos de graduação permitiram a convivência com diferentes realidades e pensamentos entre os colegas. “Na grande diversidade de experiências de vida em que nos encontrávamos, surgiu também uma enorme diversidade de ideias, que foram capazes de resolver os mesmos problemas de diferentes formas. Talvez tenha surgido daí aquela lenda de que ‘um economista responde depende para tudo’.” A oradora ressaltou que a conquista da graduação é uma preparação para mais vitórias ao longo da vida. “Sintam-se orgulhosos, pois foi com muito trabalho, suor, lágrimas, determinação que vocês chegaram até aqui. Continuem sendo as melhores pessoas que vocês conseguirem ser. Vocês têm o mundo inteiro a ser conquistado e nunca se esqueçam de onde partiram!”, finalizou a egressa.

A nova contadora Isabelle da Silva Queiroz, discursando em nome dos colegas, comparou os anos de faculdade a uma luta, desde sua preparação até o embate final. “Tivemos os treinadores, que passavam seu conhecimento da melhor forma, pegando pesado para termos os melhores resultados. Todos foram de extrema importância para ficarmos mais fortes e confiantes. E a partir dos conhecimentos, íamos ao ringue, onde, às vezes, ganhávamos a luta em poucos minutos, e às vezes passávamos horas. Mas agora, ao final dessa luta, tivemos o nosso troféu, em forma de diploma”, comparou a ex-aluna. “Não saímos daqui sabendo de tudo, pois as Ciências Contábeis possuem um conhecimento muito vasto, mas temos que continuar estudando e nos atualizando, pois isso faz parte da nossa caminhada profissional. Gratidão a todos que participaram dessa conquista. Como os elmos alados que carregamos, saibamos que bons são os que ultrapassam seus obstáculos, mas inigualáveis são os que voam sobre eles”, encerrou a oradora.

O paraninfo da turma de Ciências Econômicas, professor Salomão Neves, ressaltou o papel do economista na sociedade e importância de ser um profissional ético, que não se esquece do juramento feito neste dia: “A fase da graduação acabou, agora é uma outra fase: o mercado de trabalho. Quem já tem seu emprego, deve se preocupar em mudar sua realidade, e quem está procurando um trabalho, pode ter que esperar para encontrar uma oportunidade. O ambiente em que vocês entram agora é o mundo real, onde vocês são reconhecidos principalmente pelas suas vitórias. Tenham fé em suas convicções e paciência. Acredito que vocês irão brilhar lá fora. Lembrem-se desse momento, em que fizeram o juramento, todas as vezes em que sentirem dificuldades. Desejo o melhor a todos”, ensejou o homenageado.

O docente paraninfo do curso de Ciências Contábeis, Manoel Martins do Carmo Filho, falou aos presentes sobre valorizar o tempo da graduação, exercendo a profissão com ética. “Nos discursos de vocês, percebemos que todos almejam uma sociedade mais justa e isso requer que façamos as coisas bem feitas, para que haja oportunidades a muitos. A conduta correta será o escudo de vocês. Temos que ter a sabedoria de escolher estar sempre no lugar certo. Com o juramento feito hoje, vocês firmaram um compromisso para o futuro do qual são os protagonistas. Exerçam-no com vigor, determinação, espírito de justiça e honra”, finalizou o professor.

O diretor da Faculdade de Estudos Sociais, professor Jorge Campos, afirmou que a formatura dos novos profissionais é uma prestação de contas à sociedade. “Hoje estamos entregando 78 novos bacharéis preparados para responder a contento às necessidades da sociedade e vencer os desafios do país. A Ufam está endossando a carreira profissional de vocês. A formatura de vocês é a continuidade do trabalho dos professores e quero reconhecer isso, homenageando a eles. Trabalhamos muito para deixar para essa e para as novas gerações uma universidade ainda mais participativa. Muitas mudanças radicais acontecerão nos próximos anos, por isso, nunca deixem de estudar”, encerrou o docente.

Representando o reitor da Ufam, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Ufam (Proplan), professora Kleomara Cerquinho, presidindo a cerimônia, finalizou o evento relembrando algumas falas dos que discursaram e ressaltou o protagonismo dos novos profissionais na construção do País. “A Amazônia e o Brasil que iremos viver é o que fazemos com ética e com respeito”, exortou a pró-reitora, declarando encerrada a solenidade.

Confira o nome dos mais novos contadores e economistas:

Formandos do Curso de Ciências Contábeis

1. Alanne Nyara de Souza Reis