Faculdade de Estudos Sociais realiza colação de grau de 52 novos profissionais em Administração

Ufam forma 52 novos profissionais em Administração Ufam forma 52 novos profissionais em Administração Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Ao todo, 52novos profissionais de Administração da Faculdade de Estudos Sociais (FES) receberam outorga de  grau na última quarta-feira, 15, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário.

Durante a solenidade, o reitor, professor Sylvio Puga, antes de fazer seu pronunciamento, saudou as autoridades que compunham a mesa de honra como o diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Antônio Campos, a pró-reitora de Planejamento Institucional, professora Kleomara Cerquinho, o paraninfo do curso, professor Manuel Oliveira, a homenageada da turma, professora Fabiula Meneguete, dentre outros docentes que o reitor saudou.

Indústria 4.0 - em processo de mudança

De acordo com o reitor, a realidade vivenciada através da indústria 4.0, a quarta revolução industrial irá promoverReitor Sylvio Puga em colação de grau do Curso de AdministraçãoReitor Sylvio Puga em colação de grau do Curso de Administração mudanças significativas. Para tanto, o reitor disse que é preciso estar preparado para o novo ciclo produtivo em nossa sociedade, considerada como um novo momento. Ele relatou que as funções atuais serão substituídas por outras bem mais amplas. “Nós precisamos estar preparados para novos empregos e novas oportunidades que a Indústria 4.0 irá proporcionar”, declarou o professor.

Ao mencionar a palavra emprego, o reitor não a atribui a um cargo, mas à aplicação do conhecimento no uso das novas ferramentas tecnológicas. Ao questionar o público presente, ele justificou que a Universidade está outorgando grau para 52 novos administradores formados na melhor Faculdade em Administração do Amazonas. Essa afirmação foi concedida pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes(Enade) e em avaliações do curso de Administração.

“Queridos formados, não tenham dúvidas de que receberam o que há de melhor em nosso Estado. A qualificação de nossos professores doutores que estiveram presentes ao longo desses quatro anos e meio possibilitou o acesso de todos vocês às experiências e à formação de cada um dos mestres. Portanto, eu não tenho dúvida que o futuro dos senhores no campo profissional será de sucesso, vitórias e de grandes conquistas, não somente para os senhores, mas para a Universidade, porque, daqui pra frente, levarão para sempre o nome da Ufam”, afirmaouo reitor.

Educação é o caminho para mudar realidades

O diretor da FES, professor Antônio Campos, disse que, atualmente, a Universidade mostra sua importância na medida em que entrega 52 bacharéis para travar a luta e tornar a voz da Ufam mais unida, apagando o paradigma que somos um povo pobre e sem perspectiva. “Nós temos que enfrentar isso. O caminho é a educação. As conquistas que estamos tendo, hoje, são furtos de um trabalho em equipe”, completa o professor.

Missão do Administrador

O paraninfo da turma, professor Manuel Oliveira, disse que a missão do administrador é comparável a do médico que dialoga e salva vidas. Para ele, a missão do administrador é cuidar das organizações que conduzem a nossa sociedade.  “Percebam, portanto, que não é uma missão das mais triviais, cuidar das finanças, que irão sustentar as incontáveis famílias, garantir alimentos, os produtos em geral, a educação, e até mesmo, a saúde para que chegue de maneira eficiente e eficaz às nossas casas”, disse o professor.

“Portanto, a missão dos administradores é, sem dúvida, das mais nobres”, conclui o professor.

Ensaio fotográfico viraliza nas redes sociais

O orador da turma, Rafael Magalhães, cumprimentou as autoridades que compõem a mesa, os formandos Rafael Magalhães, criador do ensaio fotográfico  Rafael Magalhães, criador do ensaio fotográfico e o público presente, e agradeceu pela representação que ora foi proporcionada. Uma das curiosidades da turma foi o compartilhamento de fotos nas redes sociais que viralizou, alcançando um grande índice de acesso.

Magalhães disse que a ideia não foi difícil para executar. Segundo ele, já tinha visto algo parecido na internet. Na verdade, eu senti falta de ter alguma coisa, e aí,  mobilizei os alunos de minha turma para fazer uma ensaio na Ufam, usando o integração. E aí acabou que a gente se programou para fazer o ensaio utilizando o Integração. Naquele momento, apareceu um ônibus quando a gente viu, eu disse: é esse mesmo!”, comentou o egresso.

“Na verdade, não foi difícil reunir a turma, porque nós criamos um vínculo muito forte. Então, quando fechei o book, grande parcela da minha turma resolveu fechar e algumas pessoas de fora aderiram a ideia. E, o resultado foi esse: sucesso nas redes sociais”, finalizaou.