Reitor outorga grau a formandos do IFCHS

Reitor, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento na solenidade da outorga de grauReitor, professor Sylvio Puga, durante pronunciamento na solenidade da outorga de grau

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Em solenidade realizada na noite desta terça-feira, 14, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, outorgou grau a 38 formados do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

Durante seu discurso, o reitor destacou que ter o diploma da Ufam abre portas. “Não tenham dúvida de que o diploma que receberam é bastante disputado no mercado de trabalho. Vocês, recém-formados em Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social, vão ver as oportunidades que vão surgir por serem formados aqui. Não digo isso porque estou no cargo de reitor, mas por estar há 20 anos na Ufam e já ter ouvido inúmeros relatos a respeito de selecionadores preferirem profissionais formados pela nossa Universidade”, discursou o presidente da solenidade.

Formação de excelência

Ele também ressaltou a estrutura a que os recém-diplomados tiveram durante a graduação. “Vocês tiveram as condições necessárias para serem profissionais diferenciados. Tiveram acesso a professores doutores, a boas leituras, a grandes obras, a renomados autores e tiveram a oportunidade de confrontar ideias. Portanto, com o conhecimento adquirido, o nome da Universidade no diploma e muita determinação, transformem a sociedade para melhor. Vocês foram preparados para isso”, declarou o reitor, desejando sucesso a todos e afirmando que a Ufam continua de portas abertas para recebê-los nos cursos de pós-graduação.

Reitor, professor Sylvio Puga, com recém-formadosReitor, professor Sylvio Puga, com recém-formadosElogio à determinação

O diretor do IFCHS, professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, elogiou a determinação dos recém-formados. "Sou antropólogo e cientista social. Daqui da mesa condutora da solenidade eu vejo como um retrato, uma imagem bonita. Vejo guerreiros e guerreiras determinados e vitoriosos que estão aqui na nossa frente e com torcida. Isso demonstra que nunca caminhamos sozinhos, nunca estamos sós. Acompanhei a trajetória de muitos, tanto em sala de aula, enquanto meus alunos, quanto nos trajetos dentro dos ônibus lotados. Estávamos juntos, nós, professores, alunos e profissionais das Ciências Humanas, na mesma luta. Aliás, sempre estaremos nas lutas e nossos familiares sempre estarão torcendo por nós. Esse momento é simbólico por demonstrar isso. Desejo que mantenham a determinação para os desafios vindouros e, de coração, desejo sucesso a todos”.

Mesa de honra

Além do reitor e do diretor do IFCHS, professor Raimundo Nonato Pereira da Silva, compuseram a mesa de honra da solenidade os paraninfos dos cursos de Ciências Sociais, professora Mariana Galuch; Geografia, professora Amélia Regina Nogueira; História, professora Kátia Cilene do Couto e Serviço Social, professora Lidiany Cavalcante, representada pela chefe do Departamento de Serviço Social, Lucilene Ferreira de Melo.

A paraninfa dos cursos,  professora Maria do Socorro Jatobá, convidou todos os presentes na solenidade a resistirem aos ataques à EducaçãoA paraninfa dos cursos, professora Maria do Socorro Jatobá, convidou todos os presentes na solenidade a resistirem aos ataques à EducaçãoConvite à resistência

Paraninfa dos cursos, a professora do curso de Filosofia Maria do Socorro Jatobá fez um convite a todos os presentes na solenidade. "Sei que esta noite é muito especial e que vocês estavam ansiosos por esse momento. Mas eu desejo dirigir minhas palavras não somente a vocês, queridos formandos, mas a todos os presentes nesta solenidade. Eu quero convidá-los para atuarem permanentemente na resistência. Na resistência à ignorância, ao temor,  a toda forma de desmando e em defesa da Universidade Pública. Vocês devem saber que, recentemente, 199 mil bolsas de pesquisa foram cortadas. Isso é um escândalo, um insulto, um acinte. Um país que diz que quer ir pra frente, um país que diz que se interessa pelo futuro de seus jovens, pelo futuro de suas crianças, não pode cortar bolsas de pesquisas. Sem pesquisa, sem estudo, sem formação, sem Universidade, nós continuaremos sempre na condição de menoridade, por isso faço esse convite para que juntos possamos defender as Ciências Humanas e a lutar pelo conhecimento", discursou ela.

Orador destaca histórias de superação

O licenciado em História Joed Augusto Chaves discursou em nome de todos os formandos. Ele comparou a tarefa de elaborar um trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tão árdua quanto resumir, em poucas palavras, a experiência de vários anos na Universidade. "Elaborar um TCC não é tarefa fácil, pois exige muita leitura, determinação, conhecimento e regras a seguir. Porém, devo reconhecer que sintetizar nossa experiência na Universidade é uma tarefa igualmente  complexa, considerando o fato de ter muito sentimento envolvido nestes anos de vida acadêmica. É difícil explicar a emoção que nos domina neste momento. É um misto de alegria e tristeza, de dever cumprido com muita determinação e medo do futuro", ressaltou o orador.

Confira, a seguir, a lista de formados do IFCHS.

FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

1.    DEBORA DE FREITAS PINTO DE LIMA

2.    JOAO ALEXANDRE MONTEIRO SATO

3.    PAMELA PENEDO DA SILVA

4.    REBECA BEATRIZ DOS SANTOS SANTOS

5.    ROZANA CORREA SANTOS

6.    WILLAS DIAS DA COSTA

7.    ZAMORA FARIAS FERREIRA

FORMANDOS DO CURSO DE FILOSOFIA LICENCIATURA

1.    EDUARDO MENDES COUTO

2.    GISELLE DE CASTRO CAMPOS MASCARENHAS

3.    JÉSSICA CORREIA SOARES

4.    RAIMUNDA BELÉM MARREIROS

5.    WECKENER RUFINO GONZAGA

FORMANDOS DO CURSO DE GEOGRAFIA BACHARELADO

1.    JANIO CELIO MATOS DAVILA JUNIOR.

2.    LUCAS DELMIRO NEVES DE SOUZA

3.    MHAYRA YSLLANNA TORRES DA ROCHA