Abertura do V Sicasa aborda 'Avanços e retrocessos da política ambiental e impactos na Amazônia'

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Sicasa) chega a sua quinta edição, reunindo 59 representantes de Instituições de Ensino e Pesquisa, tendo como tema central ‘Avanços e retrocessos da política ambiental Internacional e seus impactos na Amazônia’. O 5º Sicasa ocorre até o dia 17 de agosto, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul do Campus Universitário.

O evento destina-se a apresentar, difundir e discutir pesquisas e estudos relacionados às temáticas ambientais, além de promover o engajamento e sensibilização de diversos setores da sociedade para atualização dos debates socioambientais dos contextos regional e global. O objetivo desta edição é atualizar as discussões das consequências e perspectivas da política ambiental no mundo após assinatura do Acordo de Paris, realizado em 2015 na Cope 21, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as mudanças do clima.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, em declaração na abertura do evento, destacou a participação da Universidade em Fóruns Internacionais evidenciando a instiutição em oportunidades que versem sobre questões ambientais. Nesse sentido, o professor afirmou que não é tarefa fácil falar sobre a Amazônia. “A Região é complexa por sua própria natureza. A Ufam tem a missão secular, já que há 109 anos nós existimos, de fazer com que a nossa voz, tanto na formação profissional quanto na defesa da Amazônia, seja ouvida. Portanto, quero dizer que a minha presença nesse evento não é meramente protocolar para fazer a abertura do 5º Sicasa, mas um compromisso real e efetivo da Administração Superior com a causa da sustentabilidade e da defesa de nossa Região”, afirma Puga.

De acordo com o reitor, as propostas apresentadas no evento serão transformadas numa agenda a ser apresentada àqueles que se dispõem a governar o Amazonas, os Estados da Amazônia, assim como o País. Por conta da promoção do conhecimento na Instituição, o reitor ressalta sua satisfação na abertura do evento e acredita que a Universidade está compromissada com o tema, não somente através do discurso, mas das ações concretas que possibilitem defender essa região tão importante para a humanidade.

Segundo o coordenador do evento, professor Henrique Pereira, o Sicasa caminha firme para consolidação de importância como espaço de debate acadêmico, apesar de, na sua visão, não ter alcançado maior circulação em toda a região. De acordo com o docente, para que haja mudança de cenário, é preciso que essa discussão seja coordenada por outros Programas de Pós-Graduação na área de Ciências Ambientais na Amazônia. “A cada dois anos é oportunizado quebrar a rotina dos afazeres ordinários para que seja dada a continuação das produções reflexivas e críticas, no sentido de atualizar o conhecimento, visando a pesquisa das Ciências Ambientais na Amazônia", salientou o professor.

A diretora do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), professora Terezinha Fraxe, agradeceu a participação dos professores dos programas de pós-graduação das instituições que têm colaborado na consolidação do 5º Sicasa. “Por estarmos trabalhando a questão dos recursos naturais, o tema ambiental deve ser uma preocupação de cada um de nós, pois somos os maiores responsáveis por eventuais danos causados. Espera-se que o 5º Sicasa possibilite a reflexão das nossas ações, o que nós consumimos e o que descartamos”, comentou a professora.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a diretora do CCA, professora Terezinha Fraxe, o Secretário Adjunto de Ações de Defesa Civil/AM, Ermogenis Rebelo, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, professora Joseniza Chaves, o coordenador do PPGCASA e do 5º Sicasa, professor Henrique Pereira, a presidente do Comitê Técnico-Científico do 5º Sicasa e professora da Universidade de Aveiro/Portugal, Miriam Lopes, dentre outros convidados.