Ufam forma profissionais das áreas de Informação e Comunicação

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

 

Familiares, professores e amigos prestigiaram a cerimônia de outorga de grau.Familiares, professores e amigos prestigiaram a cerimônia de outorga de grau.Com menos de dois anos de sua criação, a jovem Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) entrega mais 39 profissionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas para a sociedade. Os formandos receberam a outorga de grau na segunda-feira, 13, em cerimônia presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Sede.

O professor Puga avaliou a qualificação dos bacharéis, ao citar o pioneirismo da Ufam nas áreas de Informação e Comunicação. “Em se tratando de cursos, a nossa Ufam foi a pioneira na formação dos profissionais dessa área no Amazonas. E agora, como Faculdade, ainda mais com o novo prédio que será entregue, nós ampliaremos as atividades de ensino, pesquisa e extensão para avançar ainda mais na formação”, garantiu o reitor. “Quanto aos profissionais que hoje entregamos à sociedade, temos a certeza de que eles ingressam no mercado com o padrão Ufam de qualidade, por isso farão a diferença na sua atuação profissional. Eu desejo a todos vocês o sucesso na sua trajetória profissional e que honrem o nome da nossa Universidade onde quer que atuem”, conclamou aos egressos o presidente da solenidade.

Ao final, o reitor e o diretor da FIC participaram das fotos dos egressos.Ao final, o reitor e o diretor da FIC participaram das fotos dos egressos.O diretor da Faculdade, professor Allan Rodrigues, explicou a proximidade entre os quatro cursos que a compõem: “A FIC reúne duas áreas muito próximas, que são a Informação e a Comunicação, cada uma delas com dois cursos, todos com grande importância para a sociedade, para o exercício da democracia”. Segundo explicou o gestor, as melhores notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e noutras avalições nessas áreas são da Ufam. “Por exemplo, o nosso curso de Jornalismo é nota quatro no Enade, e o curso de Relações Públicas tem cinco estrelas no Guia do Estudante. Os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia também têm muito destaque quando avaliados”, ressaltou o diretor da Unidade. 
“O mercado de trabalho tem absorvido nossos egressos. Se você buscar nas bibliotecas, nos arquivos de instituições públicas ou privadas, nos jornais e nas assessorias de comunicação, você vai encontrá-los sempre fazendo parte das equipes e liderando. Então, os nossos profissionais têm bom espaço no mercado do trabalho. Isso é o resultado do esforço que a universidade pública faz, mesmo diante de todos os desafios”, garantiu o professor Allan Rodrigues.
Ainda segundo ele, com a entrega do prédio da FIC, em breve, a Unidade terá uma infraestrutura mais adequada ao desenvolvimento das competências técnicas dos acadêmicos. “Se hoje nós já temos cursos muito bem avaliados, com a melhoria da parte estrutural a tendência é avançar ainda mais na qualidade. Eu acredito que a entrega vai possibilitar uma formação mais completa e voltada para o fazer. Temos cursos focados em dar um arcabouço teórico, mas o perfil do nosso egresso vai avançar na medida em que entregaremos ao mercado profissionais mais familiarizados com as novas tecnologias e com a prática que será experimentada nos laboratórios”, concluiu o docente.
 
Novas possibilidades
 
Os agora profissionais cumpriram a tradição de lançar os capelos ao final da solenidade.Os agora profissionais cumpriram a tradição de lançar os capelos ao final da solenidade.Para a oradora das turmas, Vitória de Cássia Farias, já discursando como profissional de Relações Públicas, ficaram marcadas nas históricas de cada egresso memórias que somente a Ufam pôde proporcionar. “Tivemos a oportunidade de estar perto da natureza e de experimentar a multidisciplinaridade de estudar num campus com os seus cursos integrados. Cada um sabe que a recompensa é hoje, a dádiva do conhecimento obtido que nunca nos será retirado. Conhecimento é responsabilidade”, ponderou a egressa.
A jovem mencionou ainda a importância de cada uma das quatro profissões ali representadas, em especial o zelo pela ética ao lidar com a informação, seja como arquivista, como bibliotecário, como jornalista ou profissional de Relações Públicas. “Podemos considerar a data de hoje o marco zero de uma nova jornada, cheia de possibilidades a serem exploradas. Com toda a certeza, as oportunidades vão aparecer nas nossas jornadas, e desejo que estejamos preparados para aproveitá-las. Desejo paciência e fé no que acreditamos, e que jamais desistamos dos nossos ideais”, encorajou os colegas.
Na mesma linha de motivação frente à nova etapa da vida, o coordenador do curso de Arquivologia e paraninfo da turma, professor Leandro Coelho de Aguiar, falou sobre o significado dos sonhos, e de como os ideais podem se tornar objetivos concretizados mediante trabalho e dedicação. Em sua fala, representou os demais paraninfos: professora Aline Ferreira Lira (Relações Públicas), professora Ítala Clay de Oliveira Freitas (Jornalismo) e professor Felipe Vlaxio Lopes (Biblioteconomia). “Falo diretamente aos colegas de profissão que não será fácil. Não caiam na ilusão de que terão sempre que propor mudanças radicais... porque, muitas vezes, a mudança é pequena na ação, mas imensurável em seus resultados. Chamo a atenção para um dado importante, de que vocês ainda fazem parte de um grupo privilegiado, pois, ainda hoje, apenas 15,7% da população brasileira possui nível superior”, finalizou o professor Leandro Aguiar.
 
Confira a seguir as listas de formados em cada curso:
 
Arquivologia
1. Adriele Paula De Oliveira
2. Caroline Botelho Pinto
3. Daniele De Carvalho Guimarães
4. Janine Rodrigues Saraiva Maria
5. Jean Luís Dos Santos Batista
6. Jorge Vicente Borges Lira
7. Lilian Debora Lima De Oliveira
8. Pedro Henrique Rodrigues Castro
9. Solange Huber Dos Santos
 
Biblioteconomia
1. Adriely Bruce Da Silva
2. Allison Silva De Andrade
3. Jucivane Pereira Almeida
4. Katia Cilene Da Silva Lopes De Lima
5. Kerolay Batista Trindade
6. Marilia Gabriele De Andrade Pirangi
 
Jornalismo
1. Ana Karen Da Silva Sales Tavares
2. Antonio Euclides Ribeiro Lopes
3. Camila Da Costa Leonel
4. Dany Sullivan Cardoso Da Silva
5. Emanuelle Cristina Sena Lopes
6. Gabriel Neves De Moura De Souza
7. Gabriela Costa Maciel
8. Karem Luana Pereira Canto
9. Lorena Beatriz Barreto Furtado
10. Mariley Paloma Marinho Nascimento
11. Maysa Fernanda Da Silva Saraiva Leão
12. Natascha Almeida Dantas
13. Patrícia Vaz Borges
14. Rafaela Duarte Cabral
15. Tainá Lima Amoedo
16. Victor Correa Da Costa
 
Relações Públicas
1. Carolina Xavier Falcão
2. João Pedro Souza De Oliveira
3. Lívia Cristina Amazonas Marinho
4. Samarony Pinheiro Batista
5. Samilla De Souza Izaias
6. Thays Evellin Pereira De Castro
7. Valber De Araujo Silva
8. Vitória De Cássia Farias Oliveira
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable