Coordenador do Distrito Indígena de Saúde visita Pró-Reitoria de Extensão da Ufam

São ofertadas 1.260 vagas para AIS e outras 249 para Aisan em municípios do Alto Rio Negro, do Alto Rio Solimões, do Médio Rio Purus, do Médio Rio Solimões e seus afluentes, além de DSEI's localizados em Parintins, Manaus e no Vale do Javari

Equipe do DSEI Manaus e gestores da Ufam reunidosEquipe do DSEI Manaus e gestores da Ufam reunidosPor Cristiane Souza
Equipe Ascom

Com o objetivo de apresentar demandas, planejar a logística e realizar ajustes nas aulas do I Módulo do Curso de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Saneamento (Aisan), o novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) reuniu-se com os gestores da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam).

Além do professor Mário Rui Júnior, do pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, e da coordenadora geral do Projeto pela Ufam e diretora do Departamento de Políticas de Afirmativas da Proext, professora Cláudia Guerra, participaram da reunião a assistente social Luzineide dos Santos e a ponto focal Elizaneide da Silva Seixas. Na conversa, frisou-se o objetivo das aulas, que é o de qualificar agentes indígenas que já atuam na área para prevenção e promoção da saúde naqueles territórios.

Planejamento e Execução

A partir de agora, a Ufam e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), instituições de ensino parceiras na iniciativa, irão capacitar a equipe de docentes e supervisores de campo em todo o Distrito Indígena de Manaus, levando em conta questões como o perfil epidemiológico da região, o grau de escolaridade dos AIS e Aisan que atuam no local e a especificidades das etnias.

Para a coordenadora institucional do projeto, professora Claudia Guerra, “o curso se adequará à realidade dos DSEI, não só em relação às etnias presentes no território, mas às distâncias e a escolaridade dos AIS e dos AISAN”. Essa também é a expectativa do coordenador do DSEI Manaus, Mário Rui Júnior. As aulas do Módulo I terão início em meados de setembro.

O Amazonas foi o primeiro a receber o Programa de qualificação para agentes indígenas. E não poderia ser diferente, já que é o estado que contabiliza a maior população nativa, somando 196 mil índios e o maior número de Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Brasil (DSEIs). Apesar disso, havia aqui pouca oferta de cursos para AIS e AISAN nos últimos anos.

A Sesai já elabora uma proposta de calendário para implantação do curso nos demais DSEI em 2018 e 2019. Os DSEI inicialmente contemplados são: Alto Rio Negro, Alto Rio Solimões, Médio Rio Purus, Médio Rio Solimões e Afluentes, Parintins, Manaus e Vale do Javari. Serão ofertadas 1.260 vagas para AIS e 249 para AISAN nestes sete Distritos.

Saiba mais

Em março deste ano, foi lançado o curso de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e de Saneamento (Aisan), oferecido pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A iniciativa é executada pelo Cetam em parceria com a Universidade, tendo em vista a expertise das duas instituições nas áreas de pesquisa e educação.