Capes avalia Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam

Equipe de docentes do PPGE e avaliadores tiveram agenda de dois dias para a visita técnica e a reunião na ReitoriaEquipe de docentes do PPGE e avaliadores tiveram agenda de dois dias para a visita técnica e a reunião na ReitoriaPor Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom 

Reuniões com docentes e discentes e visita técnica nas estruturas de atendimento do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufam) estiveram na programação realizada pelos avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A comitiva de avaliadores, formada pelos professores da Universidade Federal do Paraná (UFP), Ângelo de Souza, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alicia Bonomino, esteve nos dias 9 e 10 de agosto realizando visita técnica junto ao PPGE/Ufam. O acompanhamento ocorreu diante do contexto de manutenção da nota 4 concedida na última avaliação do quadriênio.

Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que recepcionou a comitiva na última sexta-feira, 10, se a instituição quer uma confluência de coisas boas, um olhar externo dos avaliadores que possibilite apontar outros caminhos é importante. Isso culmina na melhoria do aprendizado, propiciando as correções e a atuação necessárias. Ele considera essencial o processo avaliativo realizado pela Capes. 

“Fazer pós-graduação na Amazônia é uma situação que não é simples. Pela distância, pelo menor número deReitor da Ufam, o professor Sylvio Puga recepcionou os avaliadores da Capes Reitor da Ufam, o professor Sylvio Puga recepcionou os avaliadores da Capes  doutores per capita... mas esse é o nosso desafio. Nós estamos aqui para isso, para enfrentar o desafio amazônico”, disse o reitor.

O reitor lembrou as facilidades de deslocamento na região sudeste do Brasil, quando fora discente de pós-graduação, e fez um paralelo com a dificuldade encontrada por alunos do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant para a participação em um congresso internacional, o qual atribui a logística como principal obstáculo.

O professor Puga finalizou mencionando o empenho institucional como fator para a melhoria do Programa, e ressaltou que, em breve, os resultados surgirão, como decorrência do diálogo, do trabalho em equipe e do 'se colocar no lugar do outro'.

Avaliação de acompanhamento 

O avaliador da Capes, professor Ângelo Souza, disse que está muito feliz com a acolhida na Ufam. Para o avaliador, o PPGE tem uma história, uma caminhada, com professores bem formados e com bons perfis. “A área de concentração 'Educação, Cultura e desafios amazônicos' está delimitada e articula as temáticas universais da educação com as questões regionais. Portanto, o programa tem um desenho interessante”, comentou ele.

Avaliador da Capes, professor Ângelo SouzaAvaliador da Capes, professor Ângelo SouzaO professor destacou que as dificuldades encontradas no quadriênio anterior estão sendo superadas por uma equipe denominada de coordenação ampliada. Para o avaliador, essa prática não é usual, mas é fundamental para que o Programa supere as dificuldades impostas no passado.

O professor relata sobre o diálogo que teve com professores e estudantes, que demonstraram ter conhecimento do contexto atual do Programa, principalmente dos grandes eixos de dificuldades que envolvem a produção bibliográfica do docente, o prazo de conclusão do mestrado e doutorado para o discente, além de outros indicativos.

“Eu não tenho dúvidas que o PPGE, com o apoio institucional da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da direção da Faculdade de Educação (Faced), com seu devido esforço e o registro adequado, recuperará a nota 4 que outrora já obteve”, declarou Souza. 

Ele defendeu o programa como plano estratégico regional. "A Região Norte desenvolveu muito, sob o pondo de vista da pós-graduação em educação nos últimos anos, mas, ainda, não na proporção da demanda das necessidades da sociedade dos diferentes Estados da Região Norte", disse.

De acordo com o avaliador, o Norte é a região que ainda tem, proporcionalmente, um menor número de programas de pós-graduação em Educação. “Os programas da Ufam e da Universidade Federal do Pará (UFPA) têm um papel de liderança regional e por isso é fundamental que se debruce sobre suas dificuldades para recuperar a nota e  colocá-lo no seu lugar de liderança”, comentou o professor Souza. 

“É fundamental a qualificação do graduado em pedagogia, do Licenciado que atue na educação básica para que possa resultar em novos  quadros de professores para o atendimento das universidades públicas ou privadas; e isso refletirá no desenvolvimento científico e tecnológico”, completou o avaliador.      

Demanda regional e países fronteiriços

Professores do PPGE, em reunião com os avaliadoresProfessores do PPGE, em reunião com os avaliadores

A coordenadora do PPGE, professora Fabiane Garcia, lembra a avaliação relativa ao quadriênio 2013/2016, na qual foi atribuída a nota 4 que, segundo a docente, levaria ao rebaixamento do Programa. Por conta isso, a coordenação entrou com recurso junto a Capes. Porém, o pleito foi indeferido, obrigando a recorrer e esperar o resultado final no próximo mês de setembro.

Independentemente de resultado, a professora afirma que a Capes acatou as reivindicações tanto da Coordenação quanto da Propesp, no sentido de que o processo de avaliação seja de acompanhamento e que possa conduzir à qualidade da Educação do Programa. Segundo a coordenadora, o benefício não será somente para o Amazonas, mas para toda a Região Norte do País. “O PPGE atende alunos dos Estados do Acre, Roraima, Rondônia, e até mesmo do Pará, inclusive dos países fronteiriços da Amazônia Brasileira, como a Venezuela”, disse professora.

Segundo avalia, o Programa é estratégico: “Mais do que a nota, o que de fato nós temos hoje é o compromisso de melhorar o programa e continuar sendo referência na formação profissional de professores. Não é por acaso que esse é o primeiro Programa de Pós-Graduação Regional. É o mais antigo. Nós não imaginamos a nossa região sem a formação de mestres e doutores em Educação".

"Assim, a visita de acompanhamento da Capes tem o  propósito de nos orientar para a melhoria. Eu penso que a presença da nova coordenação do PPGE é um exemplo de esforço. De fato, temos hoje um grupo coeso que tem pensado a pós-graduação mais fortalecida. Penso também que a Administração Superior tem nos dado todo o apoio necessário para alavancar e, definitivamente, e consolidar o PPGE no Amazonas”, finaliza a coordenadora.

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