Calouros de Medicina participam da Cerimônia do Jaleco

Solenidade marca o início da trajetória dos acadêmicos na graduação

Foto: Tomi Mallmann, estudante de MedicinaFoto: Tomi Mallmann, estudante de MedicinaPor Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Cerca de 47 novos alunos da Faculdade de Medicina da Ufam, de um total de 56, participaram na noite da última sexta-feira, 10, no auditório Dr. Zerbini, da Cerimônia do Jaleco, evento que encerrou a Semana do Calouro de Medicina, que teve início na segunda-feira, 06.

A solenidade é um evento formal realizado desde 2014 pelo Centro Acadêmico de Medicina, em que são apresentados os futuros médicos para a sociedade. Durante a cerimônia, os estudantes da turma 101 foram vestidos com o jaleco pelos familiares e, em seguida, realizaram um juramento perante um público de quase 150 convidados.    

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a médica e professora da disciplina de Pneumologia, professora Maria do Socorro, representando no ato a diretora da Faculdade de Medicina, professora Ione Brum, a vice-coordenadora acadêmica, professora Rossiclei Pinheiro, e o presidente do Centro Acadêmico de Medicina Humberto Mendonça, Elizeu Matos, deram boas-vindas aos novos alunos.Novo prédio da Faculdade de Medicina e expansão do HUGV/Ebserh foram destacados pelo reitorNovo prédio da Faculdade de Medicina e expansão do HUGV/Ebserh foram destacados pelo reitor

O novo prédio da faculdade e a ampliação do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh) para os próximos anos foram os destaques do reitor da Ufam para os calouros. “Estamos trabalhando arduamente, junto ao Ministério da Educação, por um novo prédio para a Faculdade de Medicina. Um espaço moderno, com dez andares, à altura das tradições da nossa faculdade. As obras da torre 2 do HUGV/Ebserh estão em ritmo acelerado, com recursos que conseguimos junto ao MEC. Portanto, quero deixar em meu nome e do doutor Jacob Cohen, nosso vice-reitor, um abraço a todos. Sintam-se abraçados pela Ufam e tenho certeza que essa cerimônia ficará marcada na vida profissional de vocês”, declarou o reitor.

A professora Maria do Socorro ressaltou que o compromisso dos alunos, a partir de agora, é com o paciente. “Vocês estudaram para serem médicos em seis anos. E vão querer ser bons médicos. A partir de hoje, a finalidade de vocês é o paciente. Amem ao próximo com muito carinho. Sejam bem-vindos”.   

A vice-coordenadora do curso, professora Rossiclei Pinheiro, desejou força e ética na vida acadêmica que inicia. “O curso de Medicina exige muito do aluno. Enfrentem as barreiras e façam história de forma honesta. Vençam todos os dias e que suas famílias tenham orgulho de vocês”.

Analu de Oliveira com os pais na cerimôniaAnalu de Oliveira com os pais na cerimôniaO presidente do centro acadêmico, Elizeu Matos, parabenizou alunos e pais pela conquista e falou sobre a importância da modernização do HUGV/Ebserh para o curso. “Quando entrei na faculdade não era o atual hospital e sim o antigo, com uma estrutura ainda do tempo dos nossos professores. E hoje podemos ver uma grande mudança que vocês irão tirar muito proveito. Vão ter orgulho de olhar pra ele, ver o símbolo da Ufam estampado, e poder dizer que é de vocês. Cresçam junto com tudo isso”.

Sonho realizado

Analu de Oliveira, 17, estava entre os 47 alunos presentes na Cerimônia do Jaleco. Cursar Medicina não estava nos planos da estudante pois ela tinha interesse em Ciência da Computação ou Letras. Mas após pesquisas e conversas com os pais, decidiu em junho de 2017 que se tornaria médica. As expectativas na Ufam são as melhores possíveis. “Eu quero crescer muito dentro da universidade. Tive a oportunidade de conhecer a Ufam na Secamed [Semana do Calouro de Medicina], o curso e vários projetos de extensão na parte social. Acredito que serão anos incríveis pra mim. Passei em Medicina também na UEA mas escolhi a Ufam por ser uma federal, ter o HUGV, e também porque a maioria dos meus amigos estudam aqui”.  

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable