Ufam gradua mais de 50 novos professores de Letras

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Ao todo, 53 pessoas foram licenciadas em Letras pela Ufam na sexta-feira, 10.  Ao todo, 53 pessoas foram licenciadas em Letras pela Ufam na sexta-feira, 10. A Ufam e a Faculdade de Letras comemoraram a outorga de grau de mais de 50 novos licenciados. A solenidade, presidida pelo vice-reitor, foi realizada na noite de sexta-feira,10, no Auditório Eulálio Chaves.

Ao todo, 53 novos docentes da educação básica, licenciados de quatro cursos da Faculdade de Letras da UFAM (Letras – Língua e Literatura Espanhola, Inglesa, Japonesa e Portuguesa) foram apresentados à sociedade na cerimônia de colação de grau referente ao primeiro semestre de 2018.

Presidindo a solenidade, o vice-reitor da Universidade, professor Jacob Cohen, parabenizou os outorgados da noite e convidou-lhes a refletir sobre o papel político daqueles que têm a responsabilidade de formar cidadãos. “Na sua profissão, nunca se afastem da ética. Nunca façam concessões gratuitas também. Porque essas decisões muitas vezes levam a dissabores. Quero desejar a vocês, a partir desse momento, um porvir cheio de realizações e de alegrias e, mais do que tudo, cheio de realizações dentro da profissão que vocês escolheram. Parabéns”, discursou.

Vice-reitor da Ufam destacou o papel político dos professores.Vice-reitor da Ufam destacou o papel político dos professores.

Relembrando todo o percurso da graduação, a oradora Patrícia Silva destacou algumas mudanças pelas quais passaram os estudantes e os desafios superados para que pudessem chegar ao fim do curso. “Não irei pontuar cada dificuldade que tivemos porque neste momento elas não são mais importantes”, disse. “Elas agora fazem parte de um passado, o passado de nossa graduação que iremos lembrar, de agora em diante, apenas com saudades”, completou a licenciada em Língua e Literatura Espanhola.

Vivian Fernanda Araujo, formada em Letras – Língua e Literatura Portuguesa,  relatou que optou pela profissão por acreditar que, por meio da educação, poderá contribuir para que outras pessoas realizem seus sonhos assim como ela mesma. “Vou levar da Ufam que eu sou capaz de realizar os meus sonhos, independente dos medos e das dificuldades que tive, sou capaz”, declarou, ao confessar que a conquista produzira uma confusão de sentimentos, dos quais o mais marcante era a gratidão a Deus por tê-la conduzido até este importante momento.

Rosiane Machado, colega de graduação e de profissão de Vívian, revela que o curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa não era sua primeira opção profissional, mas ao conhecê-lo melhor, a licenciatura despertou o seu interesse. “A princípio essa não era a profissão que eu havia escolhido, eu queria ser jornalista, mas a partir do 3º período, quando eu comecei a fazer iniciação científica, eu acabei me encontrando no curso e encontrei na educação uma oportunidade de contribuir com a melhora do mundo, da sociedade, que é o que eu quero. A minha profissão é a forma que eu tenho de letrar pessoas, de mostrar o mundo para elas a partir de uma nova perspectiva, aquela que só tem aqueles que têm acesso à educação”, contou.

Para Rosiane Machado, a colação simboliza a realização de sonho pessoal e da sua família.  Para Rosiane Machado, a colação simboliza a realização de sonho pessoal e da sua família. A entrega do diploma para Rosiane simboliza mais que o final de uma fase de preparação para a vida profissional, mas a concretização de um sonho coletivo, do qual participaram familiares e amigos. “Foram quatro anos e meio de muitas lutas e dificuldades e ver tudo que eu sonhei sendo concretizado, principalmente, um sonho que não foi só meu, mas dos meus pais e de toda a minha família, ter a oportunidade de concretizar isso para eles, vale muito, então, é uma sensação indescritível”, expôs.

A Mesa de Honra foi composta pelo representante do consulado do Japão em Manaus, vice-cônsul Yoshinari Oda, pelos docentes homenageados Sérgio Freire (paraninfo do curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa), Cristina Rosoga (paraninfa do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa), Gabriel Arcanjo Albuquerque (paraninfo do curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa), Ernesto Sambuichi (patrono do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa), Marta Monteiro (nomeda turma do curso de Letras - Língua e Literatura Inglesa), Cássio José Ferreira (nome da turma do curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa) e Soraya Chain (nome da turma do curso de Letras - Língua e Literatura Português), além do vice-reitor da Ufam e do diretor da Flet, professor Wagner Teixeira.

Confira a lista de formados da Faculdade de Letras:

CURSO DE LETRAS – LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

CARLA THAYNÁ FERREIRA DA SILVA

CRISTIANNY MOTA DA COSTA

DANILO IAN CORREA DE SOUZA

EDMILSON DE OLIVEIRA NOBRE.

ELOISA CARVALHO DE ARAUJO

ELOIZE BANDEIRA DUARTE