Curso de Medicina da Ufam promove ações de saúde com idosos

Estudantes do curso de Medicina da Ufam desenvolvem ações de promoção de saúde com idosos. As ações correspondem à parte prática da disciplina Saúde Coletiva I, ministrada no primeiro semestre deste ano. Os alunos visitaram grupos de idosos que moram em abrigos e promoveram diversas ações de saúde com perspectiva de melhora na qualidade de vida.

Nas últimas décadas, como aponta a literatura, ampliou-se a compreensão de que está em curso um processo de envelhecimento populacional, o que se deu por diversas razões, dentre as quais se destacam: o aumento da visibilidade dos idosos e as mudanças sociais que produziram uma forma diferente de as pessoas viverem a velhice.

Estudos apontam que o número de idosos passou de 3 milhões em 1960, para 7 milhões em 1975, e 22 milhões em 2010, o que representa um aumento de mais de 700% em 50 anos. Estima-se que o Brasil alcançará 32 milhões de idosos em 2020, o que traz uma série de desafios para gestores, pesquisadores em saúde e para toda a sociedade.

Viver mais, porém com qualidade de vida, ou seja, com saúde, boa disposição, prazer e alegria na maturidade, deve ser o lema dessa nova realidade. Com essa perspectiva, alunos do curso de Medicina da Ufam desenvolvem diversas ações de promoção de saúde junto a pessoas idosas participantes de grupos de idosos. Essas ações correspondem ao cumprimento da parte prática da disciplina Saúde Coletiva I, ministrada no 1º período do Curso.

Segundo a professora Cecília Freitas, “é fundamental que a Faculdade proporcione espaços e atividades acadêmicas para que esses alunos, futuros médicos, tenham contato com a pessoa idosa e suas demandas para a saúde, conheçam as necessidades específicas e as diferentes realidades no atendimento a essas necessidades. É importante que atentem para a realidade de um país que está envelhecendo em meio a um contexto de desigualdades sociais e formas de exclusões diversas o que, cada vez mais, trará conseqüências para a Saúde, enquanto política pública. Além disso, procura-se despertar nesse aluno, a importância do olhar atento e cuidadoso para a pessoa idosa, enquanto ser humano integral portador de um passado que precisa ser valorizado e respeitado, de um presente que precisa ser vivido saudavelmente de modo à manutenção da autonomia e à criação de boas perspectivas para o futuro”, afirmou a professora.

Com essa finalidade, os alunos encontram-se semanalmente com idosos, acompanhados de uma professora da disciplina e realizam rodas de conversa sobre temas diversos voltados para a promoção da saúde, trabalho em grupo, música, dança, passeios, entre outras atividades. Atualmente, as atividades práticas são desenvolvidas no Núcleo Teresa Tupinambá, no bairro do Educandos; Abrigo FAIC e Programa PROASI, ambos funcionando nas dependências da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro do mesmo nome e Casa de Saúde São Vicente de Paula, no bairro de São Raimundo.

Compõem a equipe de docentes da disciplina que acompanham essas atividades as professoras: Ana Francisca Silva, BahieyyhArmadpour, Cecília Freitas, Luciana Barros  e Thaís Tibery. Colabora na preparação dos alunos para o desenvolvimento dessas ações a professora do Departamento de Clínica Médica e, geriatra, Karoline Rodrigues.