Método Dalcroze atrai estudantes e professores de percepção musical em curso oferecido pela Faartes

A interação entre corpo e mente são os princípios fundamentais do Método apresentado pelo professor Iramar Rodrigues

Momento do aprendizado com teoria e práticaMomento do aprendizado com teoria e práticaPor Sebastião Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

O método aplicado no curso “A Pedagogia Dalcroze e suas estratégias: uma educação por e para a música”, direcionado a professores e estudantes de percepção musical, ocorre desde a última segunda-feira (6), até esta sexta-feira, 10, na sala 6  do Bloco Mário Ypiranga, setor Sul do Campus Universitário.

Ministrado pelo professor Iramar Rodrigues, do Instituo Jacques-Dalcroze (Genebra/Suíça), o curso é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia (GEPMA) da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam). O professor Iramar Rodrigues, mesmo afastado há 40 anos do Brasil, é o principal difusor do método e há 15 embaixador do Instituo Jacques-Dalcroze na difusão do Pensamento Dalcrozeano, atuando em vários países.

 

Percepção musical

Pela quarta vez ministrando cursos na Ufam, Rodrigues explica que, enquanto profissional que trabalha com a metodologia da expressão do corpo e do gesto, está atento a todos os sentidos humanos, daquilo que necessita e saber corrigi-lo no momento certo. “A utilização de ferramentas que possam atuar, no seu devido tempo, é a justificativa da Pedagogia Dalcrozeana em que é usada na percepção musical através dos sistemas sensoriais auditivo, visual e gestual”, disse o professor.

Nesse processo, o enfoque é sensação mais do que intelecto. “O que se verifica nas aulas são os sons, a música e o ritmo que estão num determinado contexto, mas o vetor principal é o corpo, porque na metodologia Dalcroze se faz da união de três elementos: a música, o corpo e o movimento", declarou o professor que destaca as noções da linguagem musical como elemento importante na transmissão do método pedagógico.

Independentemente de onde estiver, seja na Amazônia ou em qualquer parte do mundo, o professor acredita que não é o entorno que constrói o individuo. Ele considera, por outro lado, que o ser humano é um elemento sensível e vivencia um mundo em turbulência, ou seja, um ser que vivencia sua condição humana.

“Então, quando me questionam: o senhor mora na Suíça? Um país rico. Sim, mas o ser humano é igual em todo lugar do mundo. Ministrei aulas em diferentes lugares, e percebe-se que o ser humano tem suas carências. A sociedade impõe condições de vida. Nós somos seres prisioneiros de algum sistema. Não estamos livres. E, na Área da Música, a nossa atuação é importante porque trabalhamos para valorizar o ser humano. Como ele é e ajudá-lo a desenvolve-se”, completa o professor.  

Filosofia de comportamento

A diretora da Faartes e também coordenadora do evento, professora Rosemara Staub, comenta que o método é uma filosofia de comportamento entre a vida, o sensorial e o intelecto. Além da formação musical, o método está voltado também para a formação em dança, ou seja, no contexto da  ginastica rítmica, explica a diretora.

Segundo Staub, a utilização da pedagogia Dalcroze se torna um elemento preponderante da formação da musicalização, da educação musical inicial, assim como para o próprio profissional que toca instrumentos musicais, facilitando a compreensão conceitual do que seja o corpo e a relação com tempo e espaço.

A professora lembra que não é a primeira vez que o professor Iramar Rodrigues visita à Ufam. De acordo com a diretora, ele já ministrou pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), cursos nos municípios de Itacoatirara, Barreirinha e duas vezes na sede/Ufam/Manaus.

Segundo Staub, na atual visita, há uma diferença nos processos pedagógicos, pois, houve uma solicitação para a participação de aproximadamente 22 crianças com faixa etária de 7 a 11 anos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (LAOCS), e doze do Programa de Extensão Escola de Arte da Ufam, em que é aplicada a pedagogia na formação infantil para que professores e estudantes possam compreender, de forma efetiva, o método em sala de aula.

O público presente se constitui de professores da Ufam, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do LAOCS, das Secretarias de Estado de Educação (Seduc/AM), Municipal de Manaus (Semed), estudantes de graduação em Música, professores dos Estados de Rondônia, Roraima, da cidade de Santarém (PA) e de outras localidades Amazônia.

O ministrante

Iramar Rodrigues é professor do Instituto Dalcroze – Genebra/Suíça, nascido no Brasil, cursou Música - Piano, no Conservatório Musical de Uberlândia e na Faculdade de Artes de Uberlândia, onde foi professor durante alguns anos. Seguiu sua formação no Instituto Inter-Americano de Educação da Universidade do Chile onde se tornou especialista em Educação Musical. Foi professor de Didática e Pedagogia da Música no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é professor de Rítmica, Solfejo, Improvisação e Pedagogia do Solfejo, cargos que ocupa desde 1975, por concurso no Instituto Dalcroze, Genebra-Suíça.

É também professor de Iniciação Musical Método Willems no Conservatório Popular de Música de Genebra e Pedagogia da Rítmica na escola de formação de professores de educação pré-primária. Desde 1974, quando obteve a Licenciatura do Método Dalcroze no Instituto Dalcroze de Genebra, tem participado de vários congressos de Rítmica e Educação Musical e ministrado cursos em vários países, como França, Suíça, Espanha, Brasil, Argentina, Uruguai, México, República Dominicana, Tailândia, como representante do Método Dalcroze.

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