Reitor profere palestra em Simpósio Internacional de Diversidades Políticas e Ambientais

Além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o diretor da Faculdade de Direito (FD/Ufam), professor Carlos Alberto Filho; a diretora da Faculdade de Medicina (FM/Ufam), professora Ione Brum e a coordenadora do curso de Direito (FD/Ufam) e do Simpósio Internacional, professora Marina Araújo, proferiram palestras durante o evento.

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, participou como um dos palestrantes da Mesa Redonda "A Educação Pluricultural Moderna em um contexto de Transformação Socioambiental"Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, participou como um dos palestrantes da Mesa Redonda "A Educação Pluricultural Moderna em um contexto de Transformação Socioambiental"
 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Educação, Justiça Ambiental, Empoderamento da Mulher e Comunicação Ética na Era Digital foram alguns dos temas abordados durante o Simpósio Internacional de Diversidades Políticas e Ambientais, que ocorreu no dia 3 de agosto, na Escola Superior de Magistratura do Amazonas (ESMAM).

Presidido pela desembargadora Socorro Guedes e coordenado pela docente da Faculdade de Direito da Ufam, professora Marina Araújo, o evento é uma realização do Instituto Gaviam da Amazônia, uma organização civil que atua em causas ambientais e sociais na cidade de Manaus.

Durante a solenidade de abertura, a presidente do evento destacou que, ao reunir eminentes representantes da academia, especialistas e profissionais de diversas áreas,  o Simpósio pretendeu garantir abrangente abordagem dos principais desafios contemporâneos.  “A articulação entre progresso, consumo e natureza na atualidade impacta, de forma direta e inescapável, a vida de todos nós e isso exige reflexão e debate de caráter multidisciplinar. Por isso, buscamos congregar interlocutores com perspectivas notadamente distintas, por acreditarmos que o debate amplo, franco e aberto entre sujeitos engajados e interessados tem o potencial de fornecer elementos para a construção coletiva de soluções sólidas, seguras e duradouras”, discursou a presidente do Simpósio que, em seguida, proferiu a palestra “Mulheres Ícones do Direito e da Sociedade”.Coordenadora do Simpósio e do curso de Direito da Ufam, a professora Marina Araújo (à esquerda) foi uma das homenageadas pela Universidade do Missouri. Ela também recebeu homenagem dirigida ao professor Sebastião Marcelice, ex-diretor da FD e um dos idealizadores do Simpósio, mas que faleceu antes da realização do eventoCoordenadora do Simpósio e do curso de Direito da Ufam, a professora Marina Araújo (à esquerda) foi uma das homenageadas pela Universidade do Missouri. Ela também recebeu homenagem dirigida ao professor Sebastião Marcelice, ex-diretor da FD e um dos idealizadores do Simpósio, mas que faleceu antes da realização do evento

Educação Pluricultural

A Educação Pluricultural foi outro tema debatido durante o Simpósio. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, foi um dos palestrantes da Mesa Redonda “A Educação Pluricultural Moderna em um Contexto de Transformação Socioambiental”. Durante seu pronunciamento, ele ressaltou a inserção da Ufam no contexto amazônico e a necessidade de se  reconhecer os diversos saberes para o avanço do conhecimento. “Quando se fala em Educação Pluricultural, devemos considerar o contexto em que essa Educação está inserida. No caso da Ufam, essa educação está inserida no contexto amazônico, um contexto específico e diverso que contempla indígenas, seringueiros, castanheiros, quilombolas, caboclos ribeirinhos e outras categorias sociais. Há um conceito fundamental para abordar o tema, que é o conceito de sustentabilidade, um conceito relacionado à interação do homem com a natureza. Para nós, o conhecimento significa reconhecer as diferenças entre os diversos tipos de saberes que estão colocados. Somente a troca entre os saberes local, tradicional, científico e universal permitirá o avanço do conhecimento”, afirmou o reitor.

 

O diretor da Faculdade de Direito (FD/Ufam), professor Carlos Alberto Filho, proferiu a palestra “A minirreferoma eleitoral e as eleições suplementares do executivo”, durante o SimpósioO diretor da Faculdade de Direito (FD/Ufam), professor Carlos Alberto Filho, proferiu a palestra “A minirreferoma eleitoral e as eleições suplementares do executivo”, durante o Simpósio

Ações da Ufam

Ele também ressaltou algumas das ações da Ufam na área de Educação Pluricultural. “Na Ufam, o investimento em Educação Pluricultural se dá, por exemplo, através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores que viabiliza que alunos da África e da América Latina estudem na nossa Universidade; das  Licenciaturas Indígenas em São Gabriel da Cachoeira, município que abriga a maior população indígena no Brasil;  da Educação a distância, por acreditarmos que ela será o grande motor para o futuro e da oportunização de renda a pessoas que trabalham no campo através da Agroufam, uma feira coordenada pelo Núcleo de Socioeconomia da nossa Universidade em que o produtor familiar coloca a sua produção à venda para a comunidade, sem passar por intermediários. Além dessas atividades, temos vasta produção na nossa graduação e na nossa pós-graduação, com a elaboração de monografias, dissertações e teses”, ressaltou o gestor, que palestrou ao lado de James Newman, professor assistente de Ciência Política da Universidade Americana do Missouri (SEMO); do vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Cleto Leal; do reitor do Instituto Federal do Amazonas, professor Antônio Venâncio e do superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAZ), Virgílio Viana.

Pronunciamento da diretora da Faculdade de Medicina (FM/Ufam), professora Ione Brum, durante a Mesa Redonda sobre empoderamento femininoPronunciamento da diretora da Faculdade de Medicina (FM/Ufam), professora Ione Brum, durante a Mesa Redonda sobre empoderamento femininoEmpoderamento feminino

A Ufam também teve participação expressiva da Mesa Redonda “O empoderamento da mulher na sociedade moderna: O papel e a importância da força feminina na construção de uma sociedade ideal”. A diretora da Faculdade de Medicina (FM/Ufam), professora Ione Brum, e a professora da Faculdade de Direito Marina Araújo – que também proferiu a palestra de encerramento do Simpósio - debateram o tema empoderamento feminino com a desembargadora Socorro Guedes e a gestora do Fundo Social Solidário (FSS) e primeira-dama de Manaus, arquiteta Elisabeth Valeyko.

Justiça eleitoral

O diretor da Faculdade de Direito, professor Carlos Alberto Filho, também foi um dos palestrantes do evento. Durante a palestra “A minirreferoma eleitoral e as eleições suplementares do executivo”, ele abordou a Lei 13.165/2015, que alterou o Código Eleitoralno que diz respeito às eleições suplementares no caso de dupla vacância dos cargos de Chefe do Executivo e seu Vice, analisando a compatibilidade da referida lei com o art. 81 da Constituição Federal.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable