Agronomia Tropical promove palestras internacionais na Ufam

Zhenli He é autor e co-autor de três livros, 26 capítulos de livros e mais de 250 artigos de revistasZhenli He é autor e co-autor de três livros, 26 capítulos de livros e mais de 250 artigos de revistas

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical (PGATR), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam (Propesp), promoveu nesta sexta-feira, 3, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no setor Sul do Campus, o evento ‘International Seminar Series’, com a presença do professor Zhenli He, da Universidade da Flórida (UF), nos Estados Unidos, e da professora Xiaoe Yang, da Universidade de Zhejiang (ZJU), na China.

O evento foi destinado a docentes, discentes (dos cursos de Pós-Graduação da Ufam) e a comunidade acadêmica em geral. Os temas abordados foram: 'Aplicação de nanotecnologia na agricultura e meio ambiente' (Nanotechnology application in agriculture and environment), 'Fitorremediação do solo e da água' (Soil and water phytoremediation) e 'Manuscritos científicos: redação e publicação' (Scientific manuscripts: writing and publication).

O professor da Universidade da Flórida (Estados Unidos), Zhenli He, proferiu a palestra ‘Aplicação de nanotecnologia na agricultura e meio ambiente’ (Nanotechnology application in agriculture and environment), em que abordou pesquisas em Biogeoquímica de nutrientes e contaminantes, remediação de solo e água contaminados e manejo do solo para agricultura sustentável, como também a palestra ‘Manuscritos científicos: redação e publicação (Scientific manuscripts: writing and publication).

Ele é autor e co-autor de três livros, 26 capítulos de livros e mais de 250 artigos de revistas arbitradas. É o editor de submissão do Jornal Internacional de Solos e Sedimentos, editor de Revistas Científicas Mundiais e conselho editorial de vários outros periódicos. Recebeu vários prêmios de prestígio, incluindo o Prêmio Outstanding Young Scientist da China e o Prêmio de Ciência Agrícola Kingenta da American Society of Agronomy. Ele foi eleito para o Fellow da American Society of Agronomy em 2013 e Fellow da Soil Science Society of America em 2015.

Já a pesquisadora Xiaoe Yang, da Universidade de Zhejiang, na China, abordou em sua palestra a ecologia ambiental de nutrição de plantas, fitorremediação de solos e águas contaminadas, fortificação de micronutrientes agrícolas e saúde humana. Ela coordenou mais de 10 grandes programas de pesquisa, garantiu fundos de pesquisa totalizando 8,47 bilhões de yans de RMB do Governo Central e Agências Provinciais, bem como o Departamento de Agricultura nos últimos 10 anos.

A professora Yang é autora ou co-autora de dois livros, 14 capítulos de livros, 254 publicações internacionais e 158 nacionais. Suas publicações foram citadas 12 mil vezes por periódicos acadêmicos e têm um índice H de 56. Atua no conselho editorial e é revisora ​​de periódicos reconhecidos, agências de financiamento nacionais e internacionais e ofereceu 12 apresentações de palestras em conferências internacionais.

O coordenador do evento, professor da FCA, Bruno Fernando Farias Pereira, destacou que o evento é aberto para todas as instituições e é uma grande oportunidade para a promoção de relações científicas entre universidades. “O evento é aberto a toda comunidade científica da Ufam e de outras instituições. É uma grande oportunidade para realizar parcerias entre universidades. Os dois palestrantes desenvolvem importantes pesquisas internacionais no campo da agricultura, do meio ambiente e de contaminação de solos”, destacou o coordenador.

A estudante do curso de Ciências Pesqueiras da Ufam, Carolina Laurent, ressaltou que o tema sobre nanotecnologia e fitoremediação foi bem interessante porque as informações que tinha eram superficiais. “Gostei da palestra sobre nanotecnologia porque tinha somente informações superficiais. Também achei legal o tema fitoremediação. Foram palestras que agregaram conhecimento em minha formação”, disse.