Inep lança o Prêmio Calouro Destaque

Com informações do Inep

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lança o Prêmio Calouro Destaque, como reconhecimento ao desempenho dos estudantes recém-chegados à Educação Superior.

Concedido pelo Instituto em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), seu objetivo é valorizar os estudantes do primeiro ano que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas, além de subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas do Inep.

A premiação ocorrerá pelo menos uma vez a cada ano e tem como seu público-alvo estudantes brasileiros regularmente matriculados em instituições públicas de ensino superior que estejam cursando o primeiro ano de graduação, de qualquer área do conhecimento. Por meio de prova com 80 questões de conhecimentos gerais, os participantes com melhor classificação concorrerão a prêmios de R$ 5 mil.

Para concorrer ao prêmio, o candidato deverá cumprir, concomitantemente, os seguintes requisitos:

-  ter concluído o Ensino Médio em 2016 ou em 2017;

- ser estudante brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) conduzido pelo Ministério da Educação;

- estar regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em Instituição Pública de Ensino Superior.

A atribuição do prêmio será realizada mediante a classificação dos candidatos de acordo com as notas obtidas em prova de conhecimentos gerais. Serão concedidos até 1.000 (mil) prêmios de acordo com a ordem de classificação.

Os interessados podem se inscrever até dia 12 de agosto no Portal do Inep: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sobre-o-inep/premio-calouro-destaque/regulamento

A prova será realizada no dia 14 de outubro, com início às 14 horas, horário de Brasília, em todas as Unidades da Federação, com a duração máxima de 4 (quatro) horas. No Amazonas, a prova será feita apenas em Manaus.