Professor Carlos Tinoco profere palestra sobre Yoga e meditação na Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O palestrante expôs as variadas ramificações do Yoga (Hatha, Raja, Karma, Purna, Jñana, Tantra e Nada)O palestrante expôs as variadas ramificações do Yoga (Hatha, Raja, Karma, Purna, Jñana, Tantra e Nada)

A palestra ‘Benefícios do Yoga e meditação na terceira idade’, do professor aposentado da Ufam, Carlos Alberto Tinoco, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 2, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no setor Sul do Campus.

O público que esteve presente ao evento teve acesso a informações sobre técnicas do Yoga e, principalmente, dos benefícios da meditação para alcançar a melhoria da qualidade de vida.  O palestrante expôs as variadas ramificações do Yoga (Hatha, Raja, Karma, Purna, Jñana, Tantra e Nada) e o que elas representam para a melhoria geral da saúde a quem as pratica.

Segundo o professor, os benefícios são inúmeros para a melhora da condição de saúde: a flexibilidade do corpo, o controle de peso, o estresse, a concentração, são alguns dos benefícios. São exercícios para a harmonização do corpo com a mente, por meio de técnicas de respiração (pranayamas), posturas (ásanas) e meditação.

O palestrante ressaltou que várias universidades de inúmeros países já promovem pesquisas sobre os efeitos benéficos que a prática do Yoga e da meditação fazem. A melhora da saúde, a diminuição de dores em geral e a prevenção de doenças tem despertado o interesse da ciência. “A meditação  pode ser definida como uma prática onde o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional”, conceituou o palestrante.

“É uma satisfação estar aqui na minha Universidade e proferir uma palestra que despertou o interesse das pessoas. Fiquei surpreso com a interação do público em saber sobre as técnicas da meditação e os seus benefícios para o corpo. Fico agradecido pela recepção e espero ter contribuído com o público que veio assistir”, destacou o palestrante, professor aposentado da Ufam, Carlos Alberto Tinoco.

O professor Paulo Ariston, assessor especial da Ufam, destacou a importância do palestrante e os benefícios da meditação para o corpo. “É um prazer receber o professor Carlos Tinoco na Ufam e destacar a contribuição dele para agregar conhecimento ao público que esteve presente em sua palestra. A meditação contribui para melhora geral do estado de saúde das pessoas”, disse Paulo Ariston.

Sobre o palestrante

Carlos Alberto Tinoco nasceu em 1945, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, onde concluiu o curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal, em 1967. Fez mestrado em Educação, na Universidade Federal do Paraná, tendo obtido o título de mestre em 1983. É doutor em História da Educação pela Universidad de la Empresa, em Montevideu, onde apresentou tese sobre o Yoga. É também escritor e conferencista. Em Manaus, exerceu as funções de secretário e vice-presidente da Federação Espírita do Amazonas nas décadas de 1970/80. Atualmente se dedica a escrever e comentar textos da literatura sagrada da Índia, como Upanishads e o Yoga. É professor de cursos de pós-graduação lato sensu das Faculdades Integradas Espírita, em Curitiba, onde foi coordenador e professor do Curso Sequencial em Yoga.