Professores do Departamento de Matemática (DM) participam do Congresso Internacional de Matemática

O Congresso é o maior evento mundial na área de Matemática e acontece até o dia 09 de agosto, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.

Professores do Departamento de Matemática com os alunos medalhistas da OBMEPProfessores do Departamento de Matemática com os alunos medalhistas da OBMEP

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Os professores Disney Douglas e Nilomar Oliveira, participam, até o próximo dia 03 de agosto, do Congresso Internacional de Matemática, o maior evento da área e que, pela primeira vez, é realizado em um país do hemisfério sul.

Os docentes treinaram a maioria dos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas do Amazonas (OBMEP/Região Norte) e receberam o convite dos organizadores do Congresso para participar da solenidade de premiação dos alunos amazonenses, a qual será realizada na tarde desta quinta-feira (02).

OBMEP – talentos da Matemática e melhoria do Ensino

O professor Disney Douglas também é coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para ele, a Olimpíada vai muito além de prospectar talentos na área. “A OBMEP, além de descobrir talentos na área, ajuda a melhorar o Ensino, qualificando professores através de projetos como o OBMEP na Escola. O projeto disponibiliza um professor de Matemática na escola para fazer atividades específicas e realizar problemas de Matemática. Há também os Projetos de Iniciação Científica para os alunos medalhistas. Esses alunos passam a fazer parte de um grupo de estudos, recebem bolsa e uma formação especial. Enfim, essas são algumas das iniciativas da OBMEP para colaborar com a melhoria da qualidade de Ensino no país”, destaca o coordenador.

Premiado

Um dos sete alunos premiados é Andrey de Souza Oliveira, estudante do Colégio Militar de Manaus (CMM). “Estamos muito felizes com esse  reconhecimento e com a possibilidade de inspirar outros alunos a alcançarem a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática ou similares, ou até seguir a carreira na área da Matemática”, declarou o estudante premiado.

Delegação do Amazonas

Além de Andrey Oliveira, compõem a delegação do Amazonas os alunos Álvaro  José Pedroso Pena, Ernesto Durgante da Silveira, Gabriel Batista Dias, Lucas Rafael Braga Nascimento, Rafael Pedro da Silva Florêncio e Rebeca Aimeé Lima de Lima.