Seminário discute prevenção de acidentes de trabalho na Ufam

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Com objetivo de discutir a temática de prevenção de acidentes de trabalho e notificação de ocorrências no ambiente universitário, a Coordenação de Saúde e Segurança no Trabalho do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (CSST/DSQV) e o Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS) promoveram nesta sexta-feira, 27, o seminário ‘A prevenção de acidentes de trabalho e notificação de ocorrências na Universidade’. O evento ocorreu no auditório Paulo Burnheim, no setor Sul do campus universitário e contou com a participação de servidores da Ufam, como também trabalhadores da empresa prestadora de serviços gerais que atua na Ufam.

O Seminário, além de propor a discussão do tema, abre a campanha de prevenção de acidentes de trabalho e notificação de ocorrências na Instituição, no mês de agosto. A equipe de Saúde e Segurança no Trabalho do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida, em parceria com o programa ‘SIASS até Você’ executa a campanha nos setores da Ufam para sensibilizar servidores da importância da prevenção e notificação de acidentes (físicos e psicosociais), tanto no local de trabalho como no percurso.

A data do seminário foi escolhida em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, símbolo da luta de trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. A campanha tem o objetivo de orientar servidores a identificar o acidente e realizar a notificação no setor responsável.

Existe uma subnotificação de acidentes na Instituição em razão da ausência do serviço. A campanha visa orientar todo o procedimento da comunicação do acidente (quem procurar? que documento apresentar?).

“O evento é pra debater as questões de notificação de acidentes de trabalho. O servidor da Ufam não tem o hábito de comunicar ao SIASS que sofreu um acidente no local de trabalho, como também no percurso”, destacou a coordenadora do evento, psicóloga do SIASS, Amanda Tundis.

O diretor do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Progesp, Ronaldo Bastos, ressaltou que o evento chama a atenção para a comunicação dos acidentes de trabalho na Ufam. “Na Universidade temos um problema grave da falta de notificação de acidentes de trabalho. Vivemos numa microcidade (campus), temos unidades dispersas na cidade e os campi fora da sede e nenhum deles ocorre acidentes ou não são notificados. Isso é um problema porque sem as informações não podemos agir para adaptar locais inadequados ao trabalho e identificar situações psicosociais. O evento chama a atenção para que possamos fazer as notificações e agir na prevenção de acidentes”, disse Ronaldo Bastos.

Já o servidor da empresa Adap, Francisco Nascimento, ressaltou que o conteúdo do evento desperta para a importância da notificação dos acidentes que ocorrem no trabalho. “É importante sabermos como notificar um acidente no trabalho. Não tinha noção da importância e da segurança de notificar o setor responsável sobre um acidente”, afirmou Francisco Nascimento.

O professor da Faculdade de Direito da Ufam, José Ribamar Mitoso, afirmou que a iniciativa do SIASS é um ato histórico porque pela primeira vez a Instituição reconhece que há um adoecimento coletivo no ambiente de trabalho das universidades brasileiras. “Esta iniciativa do SIASS é um ato histórico na Ufam. Pela primeira vez a Instituição e seu sistema médico estão assumindo que há um adoecimento coletivo no ambiente de trabalho das universidades brasileiras e que o suicídio do reitor da Universidade de Santa Catarina foi o sintoma de que nós estamos doentes. Nós não estamos loucos, as universidades brasileiras precisavam deste ato civilizatório de cuidar do outro”, destacou José Ribamar Mitoso.

Procedimentos

Toda ocorrência de acidente no trabalho deve ser registrada, pois a subnotificação prejudica o próprio servidor. Na ocorrência do acidente em serviço, o acidentado deve procurar uma unidade de saúde para ser atendido, devendo solicitar um atestado ou alguma declaração que relate o atendimento médico, ou ainda, um Boletim de Ocorrência para apresentação na perícia médica do SIASS. Os documentos devem chegar ao setor em até dez dias a contar da data do acidente. O sistema encaminhará e solicitará à CSST, a investigação do acidente com elaboração de relatório, que vai embasar a perícia médica no estabelecimento do nexo causal.