Seminário sobre enfrentamento da Violência na Ufam encerra com palestra nesta sexta, 27

Nesta primeira etapa, o Seminário foi voltado aos gestores da Instituição.

Coordenadora de Desenvolvimento Social do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Ufam (CDS/DSQV/PROGESP), psicóloga Roberta de Lima de Souza VieiraCoordenadora de Desenvolvimento Social do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Ufam (CDS/DSQV/PROGESP), psicóloga Roberta de Lima de Souza Vieira

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Com o propósito de contribuir para construção permanente de uma Universidade que respeita a diversidade, a dignidade humana e a liberdade, a Coordenação de Desenvolvimento Social (CDS) - setor vinculado ao Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Ufam - promove uma série de eventos voltados à sensibilização para o enfrentamento da violência no âmbito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O Seminário de Sensibilização para o enfrentamento da Violência na Ufam é uma das atividades da primeira etapa do Projeto. Realizado desde a última quarta-feira (25) e com encerramento nesta sexta-feira (27), o Seminário foi composto pelas palestras "Conceitos e expressões da violência"; "Responsabilidade do servidor público frente às situações de violência" e "Fluxos de notificação, acolhimento e encaminhamentos administrativos para as situações de violência e violação de direitos". A programação foi voltada para os gestores da Universidade.

A coordenadora de Desenvolvimento Social do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Ufam (DSQV), psicóloga Roberta de Lima de Souza Vieira, detalha os objetivos da atividade. "Com esse evento nós pretendemos informar e sensibilizar os gestores da Ufam sobre como identificar e combater manifestações de violência que venham a ocorrer na Universidade. As palestras foram elaboradas no sentido de orientar como proceder tanto dentro quanto fora da Instituição diante de manifestações de violência, pois a violência - seja ela na forma de assédio moral, assédio sexual ou psicológica nas relações servidor-servidor ou servidor-aluno - existe e precisa ser combatida. A violência precisa ser vista, notificada e enfrentada", afirmou a coordenadora.

Ouvidor-geral da Ufam, professor Carlos Moisés Medeiros, proferiu palestra sobre as atribuições da Ouvidoria da Ufam e deu orientações de como cadastrar ou consultar manifestações junto ao setor Ouvidor-geral da Ufam, professor Carlos Moisés Medeiros, proferiu palestra sobre as atribuições da Ouvidoria da Ufam e deu orientações de como cadastrar ou consultar manifestações junto ao setor Próximas atividades

Ela também divulgou as próximas etapas do Projeto que objetiva sensibilizar a comunidade universitária para o enfrentamento da Violência na Ufam. "Pretendemos que esse conteúdo alcance toda a comunidade acadêmica. Então nem sempre o assunto será abordado nesse formato de Seminário. Promoveremos atividades itinerantes, oportunidade em que iremos aos locais conversar com as coordenações e chefias das unidades acadêmicas na capital e, provavelmente, realizaremos atividades por videoconferência para as unidades acadêmicas da Ufam no interior do Amazonas. Em outra etapa, promoveremos ações mais voltadas para os alunos, quando contaremos com o auxílio de multiplicadores", enfatizou a coordenadora da atividade.

Participantes elogiam iniciativa

A diretora da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), professora Nair Chase, foi uma das participantes do SeminárioA diretora da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), professora Nair Chase, foi uma das participantes do SeminárioUma das participantes dessa primeira etapa do Projeto é a diretora da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), professora Nair Chase. Para ela, o Seminário, ao orientar como identificar manifestações de violência no ambiente acadêmico, fortalece a tarefa dos gestores no combate a essa prática. "Esse Seminário trouxe informações novas e discussões sobre a violência que possibilitam um melhor desempenho no exercício da gestão", avaliou a diretora da EEM.

O chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação do Hospital Universitário Getúlio Vargas (UGAPG/HUGV), Bernardo Santos, destacou que o Seminário de Sensibilização foi uma oportunidade para que gestores pudessem discutir e sugerir caminhos para o enfrentamento da violência na Ufam. " Momentos como esse são importantes para que possamos encontrar coletivamente soluções para combater a violência em qualquer nível no ambiente acadêmico", comentou o gestor.