Daest promove II Encontro de Profissionais da Assistência Estudantil da Ufam

Acessibilidade nos campi, Política de Assistência Estudantil, Orçamento 2018 e saúde mental no contexto universitário estão entre os temas desta segunda edição

Diretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, apresentou aos participantes o cenário da Assistência Estudantil na UfamDiretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, apresentou aos participantes o cenário da Assistência Estudantil na Ufam

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A pró-reitoria de Gestão de Pessoas, através do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), promove, de 24 a 27 de julho, o II Encontro de Profissionais da Assistência Estudantil da Ufam. O evento é voltado a profissionais envolvidos direta e indiretamente com a Assistência estudantil.

Durante a abertura do II Encontro, a diretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, afirmou que o evento é um importante avanço na área de Assistência Estudantil na Ufam, vez que reúne profissionais tanto da capital quanto das unidades acadêmicas do interior do Estado. "Nosso primeiro encontro foi em fevereiro, oportunidade em que trouxemos apenas os assistentes sociais. Nesta edição, estendemos a participação aos demais profissionais da Assistência Estudantil da Universidade de todas as unidades fora da sede, considerando que a Assistência Estudantil é um tema transversal. Espero que seja um encontro bastante proveitoso para todos", declarou a gestora.

Integração
A primeira atividade do encontro foi uma dinâmica de integração, promovida pela psicóloga Josiane Medeiros. Durante a dinâmica, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e apresentar os colegas de uma unidade de trabalho diferente daquela em que atuam.

Orçamento para a Assistência Estudantil

Participantes do II Encontro de Assistência Estudantil da UfamParticipantes do II Encontro de Assistência Estudantil da UfamEm seguida, o coordenador de Benefícios Estudantis, administrador Alex Martins, apresentou aos participantes a matriz orçamentária do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para 2018. Estabelecida em R$ 22.887.846,00, a matriz engloba alimentação, moradia estudantil, transporte, cultura, esporte e apoio pedagógico. "Solicitamos à Pró-reitoria de Planejamento a criação de Planos Internos (PI) das atividades Culturais e pedagógicas e do Material Permanente, considerando que 54% por cento desse recurso é consumido diretamente pelo Restaurante Universitário. Dentro dessa vertente, há ajustes a serem realizados, pois o Decreto 7.234 abrange somente o fornecimento de alimentação para os alunos da graduação, não para os da pós-graduação. Mas temos que avaliar como fazer isso, quem sabe através de subsídio da própria pró-reitoria de pós-graduação, para atendermos as recomendações dos órgãos de controle".

Cenário da Assistência Estudantil na Ufam

A diretora do Daest, pedagoga Mônica Barbosa, apresentou o panorama das discussões com o Ministério da Educação sobre a Bolsa Permanência, que passou a ser destinada apenas a alunos quilombolas e indígenas e o cenário da Ufam na área de Assistência Estudantil. " Ainda não temos na Ufam uma política de Assistência Estudantil e isso fragiliza a Ufam perante órgãos de controle e fiscalização. Logo,  temos a necessidade urgente de formar uma comissão com representantes da capital e das Unidades fora da sede, o que já estamos providenciando, além de realizar o mapeamento das taxas de sucesso e evasão para instruir a formulação de nossa política de Assistência estudantil", declarou.

Palavra de participante

O coordenador de Benefícios Estudantis, administrador Alex Martins, apresentou aos participantes a matriz orçamentária do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) O coordenador de Benefícios Estudantis, administrador Alex Martins, apresentou aos participantes a matriz orçamentária do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) Cláudia dos Santos Lima, assistente social no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant, elogiou a organização desta segunda edição  por contemplar profissionais de outras áreas. "Na primeira edição, vieram apenas os assistentes sociais. Nesta estão  também psicólogos, nutricionistas, ou seja, as equipes completas de Assistência Estudantil. Também fiquei muito feliz em saber que terá recurso para atividades culturais", afirmou a servidora.

Para Edilene Grijó, nutricionista do ISB Coari, a troca de experiências com os demais profissionais de Assistência estudantil das demais unidades acadêmicas é o ponto forte dos encontros. "É esse contato que ajuda a unificar as ações da assistência estudantil e proporcionar a melhoria dos serviços no âmbito da Ufam", declarou.

Programação
O evento continua até a próxima sexta-feira, 27. Na tarde desta terça-feira, 24, o encontro conta com a apresentação dos Projetos e Programas dos departamentos de Assistência Estudantil da capital e das unidades da Ufam no interior do Estado. Acesse, em anexo, a programação completa.