Em Brasília, reitor da Ufam fala em Audiência Pública sobre IES e pesquisas na região Amazônica

 
Por André Aureliano
Da equipe da representação da Ufam, em Brasília

Reitor Sylvio Puga abriu os debates na Comissão. Fotos: Ananda Borges / Acervo / Câmara dos DeputadosReitor Sylvio Puga abriu os debates na Comissão. Fotos: Ananda Borges / Acervo / Câmara dos DeputadosO reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Mário Puga Ferreira, participou de Audiência Pública Extraordinária, em Brasília, sobre a situação das Instituições de Ensino Superior (IES) e Pesquisa da Amazônia. A audiência faz parte de uma série de debates propostos pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) da Câmara dos Deputados.

Na oportunidade se discutiram temas como orçamento das IES, ampliação da Rede de Ensino Técnico e Superior na região Amazônica, políticas de permanência para estudantes em vulnerabilidade social, custo amazônico e permanência de pesquisadores na região. 

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, abriu os debates fazendo a apresentação institucional da Ufam e destacando, entre outros tópicos, os movimentos de integração e parcerias entre as IES amazonenses. Para o gestor, “o acordo de cooperação técnica firmado entre a Ufam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam), tem caráter pioneiro e visa ao fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão, bem como da inovação tecnológica no Amazonas”. 

O reitor destacou, ainda, que a Ufam sempre se preocupou com a interiorização do ensino superior, fazendo grandes investimentos na instalação de novos campi e na educação a distância, lembrando o custo amazônico que, devido às peculiaridades da região, é diferenciado, exigindo, por isso, mais recursos. 

Para a presidente da Comissão, deputada Marina Raupp, o debate finca o compromisso de continuar as discussões em torno do fortalecimento do orçamento das instituições, dos investimentos em pesquisa e inovação tecnológica e da ampliação do ensino a distância, além da fixação de pesquisadores na região. “É chegado o momento de criar uma subcomissão permanente para continuar os debates em torno das instituições de ensino e pesquisa da Amazônia”, destacou a deputada. 

Além da Ufam, o reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Antônio Venâncio Castelo Branco, o Pró-Reitor de Administração da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Orlen Pinheiro de Lima, e outros representantes de instituições com atuação no Amazonas, como INPA e Fiocruz Amazônia, também discutiram sobre os temas propostos pela Comissão.

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable