Ufam realiza troca de experiências com universidade chinesa

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Uma comitiva de doze alunos e dois professores da Universidade Tsinghua, da cidade de Pequim (China), visitaram o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) para troca de experiências com as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA). O encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) ocorreu nesta quinta-feira, 19.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, esteve presente ao Encontro. Na ocasião, apresentou informações institucionais da Universidade aos visitantes.  Para o reitor, a visita tem sua importância, na medida que possibilita a troca de experiências entre as instituicções. Na apresentação, o professor Sylvio Puga deu ênfase às ações que a Ufam realiza no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e da inovação.  De acordo com o professor, o encontro é um preparativo para um evento que acontecerá em setembro para sete universidades chinesas em visita a Manaus.

O Tribunal de Contas do Amazonas esteve à frente de organização junto à embaixada chinesa para a vinda da comitiva da Universidade Tsinghua ao Amazonas. Nesse sentido, o professor Sylvio Puga lembra que no mês de abril, a Ufam e a UEA assinaram protocolo junto ao TCE-AM para auditoria ambiental, cuja representação no grupo é feita pela professora Terezinha Fraxe.

“Essa ação se soma na parceria entre TCE-AM e Universidade para a questão ambiental que é uma questão premente no Amazonas e precisamos das respostas”, disse o reitor.

A titular da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII/Ufam), professora Leda Brasil, assegura que a visita da universidade chinesa ao Amazonas é uma oportunidade para as parcerias que serão feitas no futuro. A assessora disse ainda que existe um grande interesse em estabelecer um relacionamento mais estreito com aquele país, que segundo ela, o Brasil sempre esteve de costa para a China e, aponta os principais motivos de ausência de aproximação, o político e o histórico.

“A China vem dando lições ao mundo em termos de rentabilidade e de eficiência, por isso, precisamos integrar um pouco as nossas culturas”, completa a professora.

Para o conselheiro do TCE-AM, Júlio Pinheiro, a visita se dá a partir do interesse em acompanhar e realizar troca de experiências com o trabalho que Tribunal vem desenvolvendo no âmbito da auditoria ambiental.

“Hoje contamos com a participação da Ufam, da UEA e dos técnicos do TCE-AM, fazendo parcerias, no sentido de melhorar a cada dia as auditórias ambientais que, o Tribunal realiza no Estado”, finaliza o conselheiro.