Time de futsal da Ufam é classificado para final dos Jogos Universitários Brasileiros

Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

Time de futsal masculino da UfamTime de futsal masculino da Ufam

Equipe de futsal masculino da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é classificada para a fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s 2018), a ser realizada entre os dias 4 e 11 de novembro, no município de Maringá, localizado no Paraná (a 726,7 km da capital Curitiba). Durante essa etapa decisiva, o time competirá com outras 11 equipes de futsal, os primeiros colocados de cada conferência de todo o país, pelo título de campeão brasileiro universitário.

A conquista foi obtida através da vitória na semifinal da Conferência Norte de quadras, uma das fases regionais do JUB’s na qual o time foi vice-campeão, ocorrida entre os dias 2 e 7 de julho, em Ananindeua do Pará (a 3.035 km de Belém). Ao todo, sete estados brasileiros participaram da preliminar desportiva: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima, divididos em dois grupos. O Amazonas ficou alocado no grupo ‘B’, junto com Maranhão, Roraima e Amapá, sendo a equipe da Ufam classificada em primeiro lugar, totalizando três vitórias. A última delas exibiu placar de 2 a 0 sobre o time da Universidade Federal do Acre (Ufac), com gols dos estudantes Mateus Reis e Bruno Grotto.

Conforme afirma a diretora da Divisão de Esporte, Lazer e Cultura da Universidade (Delc), Klélia Santos, a atuação deste setor consiste na condução dos processos que possibilitam a realização das atividades, como a divulgação da seletiva, viabilização dos treinos, espaço físico, inscrições e ajudas de custo. “Os jogos promovem inclusão social e também aprimoram o lado profissional dos envolvidos. Muitos alunos e egressos já são atletas profissionais e iniciaram em jogos universitários”, pontuou a diretora, acerca dos benefícios propiciados aos estudantes.

Essa foi a primeira medalha conquistada pelo grupo em uma competição nacional, “motivo de orgulho”, segundo as colocações do capitão do time, Gregory Sousa e, principalmente, um incentivo para participar de edições futuras e investir na carreira esportiva. “Todos nós da equipe de futsal estamos muito orgulhosos com o resultado, é a primeira medalha da história da Ufam fora do estado do Amazonas. Esperamos o apoio da Instituição, no sentido da concessão de bolsas para custos de viagem”, declarou o atleta.

Rotina de treinamento

Responsável por coordenar os treinos do time de futsal, o técnico Kaio Monteiro, bacharel em Educação Física, egresso da Instituição e ex-atleta universitário aponta a perseverança desenvolvida pelos graduandos durante treinamento organizado como fator crucial para a vitória. “Os treinos organizados foram um ponto importantíssimo nas campanhas que fizemos em JUA’s e JUB’s. Hoje a equipe possui um modelo de jogo definido, reconhecido por todos os nossos adversários”, constatou Kaio Monteiro, ao relatar que os alunos atletas treinam duas vezes por semana de forma rotineira e, quando o período de competições nacionais se aproxima, a prática é elevada para três treinos semanais.

Ainda segundo ele, o time é preparado sistematicamente desde junho de 2015. “Nesse período, a equipe chegou a quatro finais nos Jogos Universitários do Amazonas (JUA’s), sendo a atual tricampeã consecutiva na modalidade (2016, 2017 e 2018). A Universidade já venceu o JUA’s outras vezes anteriormente e ainda temos dois quartos lugares na segunda divisão do JUB’s (2016 e 2017)”, frisou o treinador.

Membros do time

Um dado que indica a presença da interdisciplinaridade na paixão por esportes é a composição do time: São 12 estudantes de sete cursos de graduação da Ufam. Confira os nomes e os respectivos cursos de cada um abaixo.

Educação Física – Brenner Petrônio, Carlos Brayan, Flávio Araújo, Daniel Ribeiro e Victor Hara. Engenharia Elétrica – Gregory Sousa. Física – Rodolfo Oliveira. Matemática – Pedro Henrique. Engenharia Civil – Mateus Reis. Engenharia de Materiais – Mário Pedroso e Ítalo Pedro. Engenharia de Petróleo e Gás – Bruno Grotto.

Para maiores informações sobre os Jogos Universitários Brasileiros, acesse o site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)