Exposição fotográfica apresenta trajetória de imigrantes japoneses no pós-guerra

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participou, nos dias 23 e 24 de junho, da exposição reflexiva de fotos intitulada ‘A Trajetória dos Imigrantes Japoneses Em Foco’. O evento, realizado em parceria com a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), ocorreu na sede da entidade.

A exposição é parte de uma Atividade Curricular de Extensão – ACE, desenvolvida no período letivo 2018/1 sob a coordenação das professoras Linda Midori Tsuji Nishikido e Ruchia Uchigasaki, ambas docentes do curso de Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa, da qual participaram 14 alunos do curso. O objetivo foi apresentar como a tradição nipônica se mesclou, ao longo do tempo, com o novo meio e a nova cultura.

Imigrantes

Foram apresentadas fotografias dos imigrantes que vieram para o Amazonas durante o pós-guerra, delimitadas as colônias ‘Bela Vista’ e ‘Efigênio de Salles’, sendo a primeira com a inserção dos primeiros grupos em 1953 e a segunda, em 1958. O material foi escolhido no acervo das famílias dos colonos.

A exposição retratou a trajetória dos imigrantes japoneses, desde o alojamento em Kobe, no Japão, onde se prepararam para a sua missão, passando pelo navio que os trouxe, e cenas cotidianas da vida nas colônias. Entre os elementos presentes estavam imagens de festas, atividades culturais, esportivas e religiosas, moradias, utensílios de uso e meios de transporte.

Ao todo, 194 visitantes apreciaram as fotos, que estavam acompanhadas de texto elucidativo, em português e em japonês. O público foi bastante heterogêneo, compreendendo pessoas de todas as idades e ascendências, inclusive com a presença de filhos e netos de muitos do retratados, já que, naquele domingo, a Nippaku comemorou também o Dia do Idoso.

As pessoas deixaram suas impressões sobre a exposição. O visitante Edson Tonaki parabenizou a coordenação pela iniciativa: “Fiquei impressionado com as fotos e a história que conseguiram ser mostradas e apresentadas nesta exposição. Não conhecia o passado da imigração no Amazonas. Parabéns!”.

Para o acadêmico de Língua Japonesa da Ufam, João Pedro da Silva Fernandes, vinculado ao projeto, o trabalho foi bem desenvolvido de modo a promover compreensões extensivas para os discentes e um rico conhecimento para os visitantes. “É de extrema importância para nós, acadêmicos do curso, compreender o início da história dos imigrantes que possibilitaram a entrada e a propagação da língua japonesa no Amazonas”, ressaltou ele.