Ufam realizada primeira ‘Parada do Orgulho LGBT+’ e planeja próximas edições

Esse foi o primeiro evento organizado para a comunidade LGBT+ na UfamEsse foi o primeiro evento organizado para a comunidade LGBT+ na UfamPor Cristiane Souza
Equipe Ascom

Organizada pelos Centros Acadêmicos com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou sua primeira Parada do Orgulho LGBT+ na última sexta-feira, 29. A concentração principal ocorreu no Hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), setor Norte do Campus Universitário, com a participação de servidores, discentes e comunidade externa.

A abertura foi conduzida pelo pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, e pela diretora do Departamento de Políticas de Afirmativas da Proext, professora Cláudia Guerra. De início, o gestor parabenizou os discentes que estiveram à frente da organização pela iniciativa encabeçada pelos Centros Acadêmicos, que se coaduna com a própria essência da Universidade, sempre plural e democrática.

“Entendemos que, ao apoiar o evento, a Ufam cumpre o papel de garantir a todos um espaço efetivamente universal, porque é da sua natureza a universalidade. Nosso reconhecimento vai para os Centros Acadêmicos, pelo empenho, e para a nossa Instituição, porque assume sua pluralidade, democratizando a participação de todos”, frisou o professor Ricardo Bessa.

Diálogos & Celebration

Proext apoiou a iniciativa dos acadêmicos. Professores Ricardo Bessa e Cláudia Guerra prestigiaram o eventoProext apoiou a iniciativa dos acadêmicos. Professores Ricardo Bessa e Cláudia Guerra prestigiaram o eventoA programação a mesa-redonda “Pelo Direito de Amar Sem Temer”, com a presença das professoras da Ufam Lidiany Cavalcante e Alessandra Souza, e do youtuber Pepê, proprietário do canal VloGAY. A partir das 14h, uma roda de conversa com representantes da Aiesec – Manaus e do coletivo Manifesta LGBT, além do publicitário Omã Freire, discutiram assuntos pertinentes à comunidade atenta a essa temática.

À noite, a partir das 18h, o público participou da confraternização intitulada “The Celebration”, atividade que encerrou a programação da Primeira Parada do Orgulho LGBT+ da Ufam. O evento foi proposto pelo Centro Acadêmico de Relações Públicas. Matheus Pacheco, acadêmico do curso e coordenador geral da Parada, garantiu que este foi apenas o primeiro ato de uma luta que se fortalece em defesa da comunidade LGBT+ da Universidade, sejam discentes, docentes e técnico-administrativos em Educação (TAE).

Conforme reiterou o professor Ricardo Bessa, a Proext está disposta a colaborar nas próximas edições, inclusive de modo mais efetivo. “A ideia é de que, com mais planejamento, possamos dar um apoio melhor em termos de material e de recursos, porque esta é uma festa muito bonita”, garantiu o titular da Pró-Reitoria.