Progesp certifica servidores para melhor atendimento institucional

Trinta e dois servidores participam do Curso de "Atendimento ao Público com foco no Cidadão"Trinta e dois servidores participam do Curso de "Atendimento ao Público com foco no Cidadão"Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O curso de “Atendimento ao Público com foco no Cidadão” promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), certificou nesta sexta-feira, 29, exatos 32 servidores, entre professores e técnico-administrativos. O curso foi realizado na Sala de Treinamento do Prédio da Reitoria, localizado no setor Norte do Campus Universitário.

Ministrado pela psicóloga do Centro de Atenção Integral ao Servidor (Cais), Adenilda Arruda, o curso objetivou desenvolver aspectos essenciais no processo de atendimento ao público, visando a melhorar a qualidade do serviço. A palestrante explicou que existem organizações que visam o lucro financeiro, no entanto, a Universidade, como órgão público, visa ao aspecto social. “Então, quanto melhor o atendimento no serviço público, mais eficiente será a prestação do trabalho demandado”,  disse a psicóloga.     

Com uma carga horária de 20h, o curso possibilitou aos servidores capacitados uma visão de como realizar umA psicóloga Adenilda Arruda ministra curso de capacitação A psicóloga Adenilda Arruda ministra curso de capacitação  bom  atendimento. A psicóloga comparou a prestação de serviços ao cidadão como "a porta de entrada" dos públicos interno e externo, pois, cria-se um ambiente de  contato e interação.

“Durante a realização do curso, foram pautados vários temas inerentes às relações interpessoais, como relacionamento de atendimento interno e externo, telefônico, apresentação pessoal, trabalho em equipe, dentre outros que estão correlacionados ao atendimento ao público”, disse Arruda.

A psicóloga enfatizou sobre a importância de se discutir essa temática que, segundo ela, é primordial manter uma relação mútua entre os colegas de trabalho. “Quando há harmonia numa equipe de trabalho, é mais fácil realizar o atendimento ao público com melhor qualidade”, comentou a psicóloga.

Durante as aulas foi ressaltada a necessidade de constante atualização do servidor público e que somente por meio dos estudos e do aprimoramento será mais fácil realizar a prestação de serviços, não somente a comunidade interna (docente, discente e técnico-administrativo), mas a externa à Universidade. 

Fernanda Moreira, coordenação ProgespFernanda Moreira, coordenação ProgespA coordenadora do curso, Fernanda Moreira, dá importância a realização do curso, em razão dos servidores da Ufam está diretamente realizando essa prestação de serviços. “Os servidores quando necessitam dos serviços da Progesp gostam de ser bem tratados. E, nós, como servidores precisamos realizar um serviço de excelência”, disse a coordenadora.Enfermeira Maria Jose AranhaEnfermeira Maria Jose Aranha

A servidora Maria José Aranha, enfermeira do CAIS, surpreendeu-se quanto ao nível de informações. Aranha obtém uma visão diferenciada daquilo que foi vivenciado na Universidade nos últimos tempos.

"Aspectos relacionados como trabalho em equipe, entrosamento, de pensar no outro, de se colocar no lugar do outro, é uma coisa que, no dia a dia, nós acabamos nos esquecemos", disse a enfermeira.

“Daqui para diante, será totalmente diferente, porque não irei mais olhar o colega de trabalho como alguém crítico de minhas ações, pois aprendemos que o crescimento pessoal deve ser em função de nossa Instituição,” finalizou Aranha.  

    

 

 

    

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