Ufam em Parintins sedia XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

Analisar e debater o intercâmbio de informações realizado por intermédio de artifícios populares e influenciados pelo folclore. Este é o objetivo principal da XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação, que ocorre simultaneamente com o IV Encontro Regional de Comunicação em Parintins (Encomtins), entre os dias 25 e 27 de junho, a partir das 8h30, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado no Campus Baixo Amazonas em Parintins.

Palestras e mesas-redondas desta edição abrangem a formação social e cultural da Amazônica, a cultura como vetor econômico, objeto das Ciências Sociais e a Ancestralidade. Além das discussões, diversas atrações culturais foram e serão apresentadas, como rodas de capoeira, quadrilha e rituais religiosos. Outro destaque são as premiações que irão ocorrer no último dia do evento, voltadas para os concursos de Fotografia, Audiovisual e Artigos Acadêmicos. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Presente na abertura do evento, o reitor, professor Sylvio Puga enfatizou ser a primeira vez em que a Ufam realiza a Conferência Brasileira de Folkcomunicação, motivo de orgulho institucional e resultado da parceria entre duas unidades acadêmicas: o Icsez e a Faculdade de Informação e Comunicação (Fic). “Pesquisadores renomados de diversas partes do país estão participando das atividades e, portanto, trata-se de um momento importante para a Academia, à medida que a iniciativa permite que nossos alunos possam interagir e agregar novos conhecimentos a essa vertente científica. É motivo de satisfação sediar um evento de tamanha envergadura e possibilitar que mais pessoas conheçam a realidade amazônica”, declarou o gestor.

Teoria brasileira

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Segundo Luiz Beltrão, considerado fundador do conceito de Folkcomunicação, esta disciplina científica dedica-se a estudar as atitudes, opiniões e fluxos comunicacionais de públicos marginalizados, urbanos e rurais, através de agentes e de meios direta ou indiretamente ligados ao folclore. Para o pesquisador, a cultura de massa e as manifestações populares são fundamentais em relação às contribuições necessárias para o avanço das Ciências da Comunicação.

Partindo dessa constatação, apresentada em formato de tese de doutorado por Luiz Beltrão em 1967, as conferências brasileiras de Folkcomunicação reúnem docentes, estudantes, pesquisadores, artistas e profissionais da Comunicação que atuem em áreas conectadas à cultura. As pesquisas e os temas debatidos relacionam as transformações da cultura popular à mídia tradicional, analisando os recortes elaborados por esta de forma crítica.

Para maiores informações, acesse o site do evento.