Professora da Ufam recebe título de Cidadã do Amazonas da Assembleia Legislativa

Da esquerda para a direita: deputados Adjuto Afonso e Berlamino Lins; ao centro, professora Socorro CardosoDa esquerda para a direita: deputados Adjuto Afonso e Berlamino Lins; ao centro, professora Socorro Cardoso
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A professora Maria do Socorro Cardoso foi condecorada na manhã desta terça-feira, 26, com o título de Cidadã Amazonense pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um reconhecimento por sua trajetória de dedicação à saúde e à educação da população local. A solenidade foi realizada no Plenário Rui Araújo.

Com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão, a docente da Ufam, natural do Rio Grande do Norte, recebeu o diploma das mãos dos deputados Belarmino Lins e Adjuto Afonso, segundo vice-presidente da Aleam e autor da homenagem respectivamente. Em pronunciamento, a docente relembrou momentos importantes de sua história de vida e carreira, entre eles fatos que levaram à decisão de migrar para o Amazonas.

“Declaro-me orgulhosa de ser a mais nova agraciada com o título de Cidadã Amazonense. Recebo essa homenagem com muita humildade. Essa honraria é uma conjunção de esforços de todos aqueles que têm contribuído com minha vida familiar, profissional e social”, revelou. “Quero registrar minha gratidão por Manaus, que proporcionou a oportunidade de ascensão sociocultural e educacional e, em função disso, me encontro atualmente onde estou. Sou muito grata a esta cidade que adotei como minha terra natal. Muito obrigada ao Amazonas, estado que adoro, pela acolhida e a todos os que fizeram parte dessa trajetória”, ressaltou.

Integrando a mesa de honra da sessão especial, o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, destacou a contribuição da professora agraciada, que por meio de suas atividades na Faculdade de Medicina, ajudou na melhoria da saúde da população e na formação profissional de novos médicos.

Familiares e amigos prestigiam homenagem à docenteFamiliares e amigos prestigiam homenagem à docente

“É um reconhecimento da historia da professora Maria do Socorro Cardoso no Amazonas. Ela veio como estudante de medicina e aqui constituiu família e se tornou professora da Universidade, através da Faculdade de Medicina. E a partir daí, desenvolveu projetos e importantes programas que muito honram a Ufam como professora decana do curso de Pneumologia. Portanto, esta é uma justa homenagem à professora”, reconheceu o gestor.

Realizações

Autor da propositura que resultou na homenagem à professora Maria do Socorro Cardoso, o deputado Adjuto Afonso ressaltou algumas das realizações da condecorada, as quais fizeram dela merecedora da honra concedida, como a criação do Programa de Controle de Asma, que há 15 anos presta assistência a pessoas acometidas pela doença. “O título que a senhora recebe hoje, doutora, é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a esse Estado ao longo de sua vida como profissional”, expôs o deputado.

Presidindo a solenidade, o deputado Belarmino Lins discorreu sobre a importância da titulação concedida pela Aleam. “A concessão da honraria possui o nítido compromisso com a preservação, reconhecimento e estímulo à obra meritória de pessoas virtuosas na arte de bem servir no interesse coletivo e público. O título é concedido a pessoas que de forma direta e pessoal tenham prestado relevante serviço ao Estado e ao povo do Amazonas”, ressaltou.