Euraxess Brazil e Confap abrem chamada para bolsas de Mobilidade de Pesquisadores 2018

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Euraxess Brazil e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) estão com chamada aberta para a oferta de bolsas individuais (IF) das ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) para intercâmbios com a União Europeia até o dia 12 de setembro de 2018.

Os interessados podem acessar http://bit.ly/MSCAIF2018 para saber mais detalhes.

A Euraxess Brazil é uma iniciativa da Comissão Europeia que promove o desenvolvimento das carreiras e a mobilidade de pesquisadores com o objetivo de fortalecer a colaboração científica entre a Europa e outros continentes. A rede Euraxessé formada por 40 países europeus e tem representantes em seis países ou regiões do mundo, inclusive o Brasil, onde há representantes desde 2013.

Há duas modalidades de Bolsas Individuais: do Brasil (ou outro país) para a Europa (MSCA Individual Fellowship/ European Fellowship); e da Europa para o Brasil (MSCA Individual Fellowship/Global Fellowship). As instituições brasileiras que desejarem receber candidatos europeus a uma bolsa IF/GF devem publicar as oportunidades no portal da Euraxess.

Adesão gratuita e multidisciplinar

A rede Euraxess presta apoio de várias maneiras por meio da Euraxess Jobs, plataforma usada para divulgar e/ou encontar ofertas de emprego em pesquisa; Euraxess Services: uma rede de 250 centros físicos de serviços na Europa, distribuídos em 40 países, fornecendo serviços gratuitos e personalizados para pesquisadores que vão deslocar-se para a Europa, bem como para suas famílias, para planejar e organizar sua estada na Europa.

Ajudam especificamente a lidar com questões como alojamento, vistos e autorizações de trabalho, aulas de línguas, escolas para os filhos, segurança social, cuidados médicos, entre outros; Euraxess Worldwide é o braço internacional da insittuição que faz a ponte entre a Europa e a América do Norte, o Brasil, a China, a Índia, o Japão e cinco países do sudeste asiático (ASEAN).

Um dos objetivos da Euraxess Brazil é ajudar os pesquisadores europeus que trabalham no Brasil a manter o contato entre si e com a Europa. A rede também é aberta aos pesquisadores, cientistas e alunos brasileiros, e visa a promover a cooperação científica entre Europa e Brasil e reforçar a Europa como um destino de excelência na pesquisa científica.