Laboratório da Ufam recebe menção honrosa da Sociedade Americana de Biomecânica

No Brasil, apenas duas instituições receberam menção honrosa, sendo a Ufam, por meio do Laboratório de Estudo do Desempenho Humano - Ledehu, a representante da região Norte

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Fundada em 1977, a Sociedade Americana de Biomecânica promove anualmente o Dia Nacional da Biomecânica. Trata-se de uma competição mundial cujo objetivo é divulgar a área, em especial aos estudantes da educação básica. Este ano, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) destacou-se, recebendo menção honrosa pela atuação.

A edição 2018 ocorreu no último dia 11 de abril e teve a participação da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Ufam. Estudantes daquela Unidade Acadêmica atuaram por meio de uma ação do Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), coordenada pelo professor João Libardoni, que também é o atual diretor da Faculdade.

Visite a fanpage da American Society of Biomechaniscs (ASB) e veja a publicação do Ledehu.

“Foram premiadas três universidades com a menção honrosa, dentre estas a nossa Ufam. No Brasil, fomos somente nós e a Universidade Federal de Santa Catarina duas das três que receberam menções honrosas”, aponta o professor Libardoni.

Segundo a coordenadora do Ledehu, professora Aline Arcanjo Gomes, o reconhecimento veio em função dos números atingidos nas ações desenvolvidas pelo Ledehu. “Nosso laboratório recebeu menção honrosa da American Society of Biomechanics e ficamos muito gratos pela confiança alcançada em nível internacional”, comemora a coordenadora, para quem o resultado agrega ainda mais valor ao trabalho da equipe.

Histórico

Ainda em 2015, atuação do Ledehu já tinha sido destacada em Newsletter da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB). Na publicação, todas as atividades desenvolvidas pelo grupo foram explicadas com detalhes. Aquela foi a primeira vez que o laboratório teve destaque numa publicação sobre biomecânica. Leia a reportagem.

Sobre o laboratório

Criado em 2010, o Ledehu desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de Biomecânica, Fisiologia do Exercício, Comportamento Motor, Treinamento Desportivo e Pedagogia do Esporte. Atualmente, o laboratório tem a participação de docentes e acadêmicos da Ufam, sendo estes de iniciação científica (PIBIC), pós-graduação ou ainda participantes de atividades de extensão.