Copa do Mundo de Futebol de Mesa reúne discentes e egressos no Centro de Convivência

Entre jogadores experientes e iniciantes, diversos alunos participaram do eventoEntre jogadores experientes e iniciantes, diversos alunos participaram do evento

Por Carlos William
Equipe Ascom Ufam

Para estimular a integração entre os estudantes e fortalecer a torcida pela seleção brasileira na busca pelo hexa, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) iniciou na tarde desta terça-feira, 19, a Copa do Mundo Acadêmica de Futebol de Mesa. A competição ocorrerá também no dia 20 de junho, quarta-feira, das 12h às 14h, para não comprometer as atividades acadêmicas.

A iniciativa é promovida pela Pró-reitoria de Extensão (Proext) e pelo projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), intitulado Ludorama. Conforme afirma o pró-reitor de Extensão, professor Ricardo Bessa, “é necessário sacudir a Universidade, torná-la mais alegre, fazendo com que as pessoas vivenciem a Universidade”. “A ideia é fazer com que haja competição entre os cursos”, explicou a professora Cláudia Guerra, diretora do Departamento de Programas Acadêmicos (DPA/Proext).

Estudantes de diversos cursos de graduação participaram da antiga brincadeira já consolidada enquanto esporte mundialmente. Presente no evento, o presidente da Federação Amazonense de Futebol de Mesa, Winnetou Almeida reiterou a importância do caráter socializador de esportes e jogos de tabuleiro, que contribuem para o impedimento da possível alienação em consequência do contato compulsivo com plataformas eletrônicas, especialmente smartphones.

Os times foram compostos individualmente ou em duplasOs times foram compostos individualmente ou em duplas“É perceptível que o jogo foi muito bem aceito pelos discentes, inclusive pela ampla participação feminina”, observou Winnetou, que é egresso do curso de Educação Física da Ufam. “A Federação de Futebol de Mesa foi resgatada há cerca de um ano, por meio do contato que estabeleci a partir do ano de 2008 com membros da Associação Manauara de Futebol de Mesa, oportunidade que tive para relembrar as partidas da infância, na década de 1980 e, atualmente, sou também jogador”, recordou ele, ao informar que a expectativa é criar, por meio de parceira com a Proext, um núcleo específico para este esporte na Ufam.

Atuante no projeto Ludorama e aluno de Engenharia Mecânica, Igor Santos afirma que jogos de tabuleiro fazem parte de seu cotidiano desde os tempos de criança e que alguns dos propósitos centrais do evento são unificar pessoas, aproximar amigos e familiares, através da divulgação dos jogos.

“Já promovemos edições na Arena da Amazônia, no Paço da Liberdade e em escolas. Em uma delas, presenciamos um encontro entre pai e filho que não mantinham contato e o pai, emocionado, agradeceu aos membros do projeto, o que foi gratificante”, contou o estudante.

Já o discente do curso de Educação Física, Diego Lima, esteve em um jogo de futebol de mesa pela primeira vez e, apesar da dificuldade constatada por ele, apresentou otimismo em relação às partidas futuras. “A experiência foi bastante divertida, ações assim no ambiente acadêmico são muito importantes. É um jogo difícil para iniciantes, mas esta é uma questão de prática”, avaliou.

Entretenimento e Socialização

O presidente da Federação Amazonense de Futebol de Mesa, Winnetou Almeida (ao centro), prestigiou as atividadesO presidente da Federação Amazonense de Futebol de Mesa, Winnetou Almeida (ao centro), prestigiou as atividades

Além da Copa do Mundo de Futebol de Botão, toda a comunidade universitária da Ufam pode participar das competições de jogos de tabuleiro e eletrônicos promovidos pelo projeto Ludorama, coordenado pelo professor Gilmar Couto, e realizado de segunda a sexta, das 9h às 19h, também no Centro de Convivência da Ufam. São oferecidas atividades como pebolim, torneio de poker, UNO, Just Dance, Fifa e PES, entre outros.

Atividades em dias de jogos da seleção

Para envolver a comunidade em torno do clima da Copa do Mundo 2018 e com base na Portaria Nº 143/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), que estabelece horário especial nos órgãos e entidades da Administração Federal direta, autárquica e fundacional nos dias de jogos da Seleção Brasileira, as atividades acadêmicas da Ufam serão suspensas nos turnos em que forem realizadas as partidas. De acordo com o documento do MPOG, a liberação é condicionada à reposição das atividades. No caso específico da Universidade, as aulas não realizadas devem ser repostas de acordo com a orientação dada pelos departamentos acadêmicos dos cursos.