Professor Neliton Marques lança pesquisa em e-book pela livraria Embrapa

Equipe Ascom

Disponível no site vendasliv.sct.emprapa.br, da livraria Embrapa, o e-book 'Pragas agrícolas e florestais na Amazônia' possibilita maior acesso à informação aos agricultores familiares e estudantes da área agrária.

O professor da Faculdade de Ciências Agrárias, Neliton Marques, liderando um grupo de pesquisadores, afirma que o novo formato possibilita maior socialização do conhecimento técnico e científico no campo das ciências entomológicas, em particular na Amazônia.

Por conta disso, a equipe da Assessoria de Comunicação da Ufam (Ascom) conversou com o professor que relata sua impressão quanto à publicação desse novo formato. Veja a entrevista:

ASCOM: Qual importância da publicação nesse formato eletrônico em nossa contemporaneidade, não somente para o campo científico, mas para o campo social?

Neliton Marques: Um dos maiores problemas enfrentados pela agricultura no Bioma Amazônia refere-se à questão fitossanitária, onde os insetos e ácaros plantícolas ganham destaque. Este livro foi concebido, no formato físico, em 2011, quando realizamos I Seminário de Entomologia Agrícola na Amazônia (I SEAMA). Este evento reuniu, pela primeira vez, todos os entomologistas agrícolas e florestais que atuam em pesquisa e ensino na área de entomologia agrícola e florestal na Amazônia. Na ocasião, refletimos sobre a necessidade de publicarmos um livro que pudesse aglutinar todos os esforços de pesquisa e geração de conhecimento em entomologia. Em 2016, publicamos o livro 'Pragas Agrícolas e Florestais na Amazônia' como resultado do esforço coletivo de 60 (sessenta) entomologistas agrícolas e florestais da Amazônia.

Após dois anos, decidimos publicar esta obra no formato e-book. Além do preço mais acessível, sobretudo para os agricultores familiares e estudantes dos cursos de nível médio em Agropecuária e de graduação em Ciências Agrárias, uma obra neste formato permite atualizações de forma mais célere e mais frequente. Esta é uma das formas mais democráticas de socialização do conhecimento técnico e científico no campo das ciências entomológicas, em particular na Amazônia.

Portanto, trata-se de uma obra de consulta obrigatória a todos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre insetos e ácaros e parasitóides de importância econômica,  os quais estão associados às plantas cultivadas na Amazônia.

ASCOM: Qual o objetivo da pesquisa?

NM: O livro buscou aglutinar e sistematizar todo o conhecimento científico acumulado no campo da entomologia agrícola e florestal, com foco no Bioma Amazônia. A obra está dividida em seis tópicos onde descreve aspectos bioecológicos e de manejo das pragas associadas às frutíferas, às grandes culturas, às essências florestais, às de importância quarentenária, às pragas gerais (saúvas e cumpins) e aos parasitóides.

ASCOM: Os aspectos relacionados à Amazônia, principalmente as questões voltadas para a agricultura, tornam as informações necessárias para quem trata sobre produção agrícola em nosso Estado. Então, qual a importância da pesquisa no processo de produção?

NM: As condições edafoclimáticas prevalentes na Amazônia constituem em elementos facilitadores da presença de pragas nos agroecossistemas. Fatores como temperatura e umidade relativa do ar elevadas, associados à disponibilidade de alimento e insuficiência de inimigos naturais, contribuem para proliferação destes artrópodes herbívoros que comprometem a sustentabilidade dos cultivos agroflorestais.

As informações disponibilizadas neste livro, longe de pretender resolver todos os problemas fitossanitários na Amazônia, traz uma contribuição importante, na medida que diagnostica a complexidade dos problemas entomológicos e apresenta as alternativas para sua solução.

ASCOM: Grande parte da produção científica da Ufam circula somente no âmbito acadêmico, no entanto, com a publicação da pesquisa nesse novo formato, a Universidade quebra esse paradigma. Nesse sentido, qual a expectativa de divulgação desse formato para as produções científicas da Ufam?

NM: As publicações no formato digital são uma realidade no mundo contemporâneo. As pessoas estão cada vez mais priorizando e acessando livros e artigos neste formato, atraídas não apenas pelo seu custo reduzido, mas pela praticidade de manuseio e o potencial de compartilhamento. Estas facilidades se ampliaram com a massificação dos dispositivos eletrônicos, hoje acessíveis à maioria das pessoas.

Sintonizada com a realidade do mundo digital, a Universidade vem assumindo este protagonismo, quando estimula e incentiva a publicação de livros eletrônicos. É inegável que neste formato de publicação, uma obra técnico-científica tem grande potencial de alcançar escala em curto e médio prazo. O acesso é mais democrático pela facilidade de sua divulgação e publicidade. É provável que outros docentes sejam estimulados a priorizar suas publicações em livros neste formato, pelas razões aqui expostas. Com isto a Universidade Federal do Amazonas reafirma seu compromisso e sua função social, enquanto instituição geradora e disseminadora do conhecimento.