Revista 'Mundo Amazônico' reúne produção científica em dossiê temático até 30 de junho

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Intitulado 'Cosmopolíticas Amazônicas. Reflexividades Indígenas', o dossiê da Revista Mundo Amazônico é resultado de convênio entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) e o Instituto Amazônico de Investigações da Universidade Nacional da Colômbia (Imani/Unal/Sede Amazônia). O aceite de trabalhos de pesquisa ocorre até 30 de junho, com previsão de lançamento para janeiro de 2019.

No Brasil, a edição da produção científica para publicação está sendo realizada pelos professores do PPGAS, Gilton Santos e Carlos Dias. De acordo com Santos, a participação de trabalhos de pesquisadores brasileiros, mas especificamente da Ufam apresenta-se de forma contundente por conta da produção e organização. O professor ressalta que, nessa edição, a participação da produção indígena se sobressai, considerando o ineditismo na edição em língua nativa.

Segundo o docente, desde 2015, o PPGAS mantém convênio com o Imani/Unal/Sede Amazônia, entretanto, nenhuma publicação foi realizada e, somente em 2017, a elaboração de um Plano de Trabalho permitiu uma nova política de publicação de pesquisa, no qual envolveu o intercâmbio entre professores e alunos do Programa com a Unal, assim como renovar a coedição da revista.

Santos explica que a revista publica dezoito artigos anuais, sendo nove por série. O 'Mundo Amazônico' é um período binacional, cuja característica é multidisciplinar, e aceita a publicação de trabalhos científicos de pesquisadores de vários países, o que nos últimos tempos vem fortalecendo o crescimento do PPGAS junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ainda de acordo com o professor, a revista está classificada pelo sistema Sucupira da Capes na categoria B2 e está indexada no Directory of Open Access Journals, no LatindexGoogle Scholare no Emerging Soucer Citation Indexdo Web of Science. Em breve, segundo Santos, será indexada no RedalycScielo. "O dossiê que inaugura a participação do PPGAS/Ufam na Revista propõe abrir a reflexão para outros campos e disciplinas interessados na complexidade amazônica", ressaltou o docente.

Santos explica que, a ideia que se propõe, por um lado, associada às Cosmopolíticas Amazônicas tem por finalidade abranger em largo espectro as produções acadêmicas que de algum modo envolvem pensamentos e agenciamentos de mundos na Amazônia.“A Revista MA sendo, por definição e princípio, interdisciplinar, permite que nosso dossiê busque questões e reflexões importantes inspiradas no mundo amazônico, exploradas pela arqueologia, pela linguística, pela ecologia histórica, pela história, pela geografia, pela filosofia e outras áreas”, disse o professor.

Ele reitera que Reflexividades Indígenas, por outro lado, direciona o dossiê para questões mais pontuais e específicas da etnologia indígena nas terras baixas sul-americanas. “Importa-nos, sobretudo, trazer à baila o que temos de mais pontual associado à presença dos 'novos agentes' (os indígenas acadêmicos) no campo da reflexão e produção do conhecimento”, finaliza Santos.

Sobre a revista Mundo Amazônico

É um periódico semestral de acesso livre, de natureza transnacional e multidisciplinar. Aceita contribuições originais e não publicadas em espanhol, inglês ou português por autores de qualquer nacionalidade. Destina-se ao público acadêmico de pesquisadores e acadêmicos e também procura atingir os tomadores de decisão, profissionais e comunidades locais.

O Mundo Amazônico é editado por duas instituições acadêmicas localizadas na bacia amazônica que buscam criar elos de comunicação regionais entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) e o Instituto de Pesquisas da Amazônia da Universidade Nacional da Colômbia (Imani/Unal/Sede da Amazônia).