Bacharelado em Ciências Sociais da Ufam é avaliado pelo MEC em reunião na CPA

Reunião foi realizada entre a CPA-Ufam e a equipe de avaliadores do MECReunião foi realizada entre a CPA-Ufam e a equipe de avaliadores do MEC

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Na última quinta-feira, 14 de junho, a Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Amazonas (CPA/Ufam) reuniu-se com a equipe do Ministério da Educação (MEC) para acompanhar o processo de avaliação e da consequente renovação do Reconhecimento da graduação em Ciências Sociais – Bacharelado.

A CPA tem como atribuição coordenar os processos internos de avaliação, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) acerca da Universidade. A Comissão é presidida pelo professor Thomaz Abdalla.

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) tem sua própria Comissão Setorial de Avaliação (CSA), setores que também colaboram na divulgação das informações junto à comunidade acadêmica da Ufam. “Nós da CPA e CSA estamos na torcida para que o Curso de Ciências Sociais (Bacharelado) tenha a nota máxima no processo avaliativo”, ressaltou o professor Abdalla.

“A CPA tem o objetivo de avaliar a instituição como uma totalidade integrada, permitindo a autoanálise e a coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional”, explicou o presidente da Comissão, ao mencionar que os instrumentos basilares são o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Estes, por seu turno, passam por periódica revisão, discussão e atualização.

Itens avaliados

As Dimensões utilizadas na Avaliação estão listadas a seguir:

I. Missão e plano de desenvolvimento institucional;

II. Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, Incluídos os Procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

III. Responsabilidade social Da instituição, considerada especialmente no que se refere à Sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

IV. Comunicação com a sociedade;

V. Políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

VI. Organização e Gestão da instituição, especialmente o Funcionamento e representatividade dos colegiados, sua Independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

VII. Infraestrutura física, especialmente a de Ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

VIII. Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

IX. Políticas de atendimento aos estudantes; e

X. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.