Ufam premia estudantes na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

A cerimônia regional de premiação da Olímpiada Brasileira de Matemática (OBMEP) do Amazonas, ocorreu nesta quinta-feira, 14, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário. Foram premiados oitenta e cinco medalhistas de bronze, vinte e um de prata e 7 de ouro. 

Estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir  para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando acesso de maior número de alunos brasileiros ao material didático de qualidade são um dos principais objetivos da Olimpíada, que contou com a participação de 1.408 instituições entre públicas e privadas no Estado do Amazonas.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, afirmou que a noite estava em festa para Ufam, mas, particularmente para o Instituto de Ciências Exatas (ICE), o departamento de Matemática, lembrando que todos que realizaram a avaliação provaram que, a partir do conhecimento adquirido, estão aptos para a matemática. 

"A Universidade por meio do Departamento de Matemática abraça a realização dessa olimpíada, promovida tanto na capital quanto no interior. As Secretarias de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc/AM) e Municipal de Educação (Semed), assim como as escolas que contribuíram para a realização a contento do evento tiveram contribuição fundamental nesse processo", frisou o reitor.  

O professor Sylvio Puga saudou também os pais pela vitória e dedicação dos filhos. "A educação é o caminho de resolução dos problemas que o país está enfrentando nas mais diversas áreas e esse compromisso dos senhores pais nos traz a consciência de que, para alcançarmos novos patamares da ciência, da tecnologia, da economia, da política, precisamos estar imbuídos nesse processo de comprometimento e consciência social", finalizou o reitor.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Raimundo Passos, congratulou os professores do departamento de Matemática, representantes da OBMEP, pela condução na promoção no Amazonas, que desde 2016 vem recebendo mais participantes. “Isso demonstra que, não estamos atrás do restante do Brasil. Quero parabenizá-los, em razão da matemática ser a disciplina mais difícil de nossa vida escolar, mas que, quando ela é percebida, aproveitada e bem medida, será possível gosta dela”, comenta o professor.              

À mesa de abertura do evento estiveram o diretor do ICE, professor Raimundo Passos, o comandante do Colégio Militar de Manaus (CMM), coronel Mário Marszalek, representando o titular da Seduc/AM, Lourenço Braga, a secretária executiva Hellen Cristina Matute, representando a titular da Semed, a assessora de matemática Giselle Souza, o coordenador da OBMEP/Manaus, professor Nilomar Oliveira, o coordenador OBMEP/interior, professor Disney Oliveira, a coordenadora do Programa de Iniciação Científica (PIC), professora Juliana Miranda e a representante do Laviniense Ensino Integrado, a pedagoga Joselia Trajano. 

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovido com recursos do Ministério da Educação (ME) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

                                                        

 

 

 

 

 

Anexos:
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