Ufam recebe proposta para compor a Cátedra Sérgio Vieira de Melo

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

O oficial da Acnur, Paulo Almeida, apresenta o projeto Cátedra Sérgio Vieira de MeloO oficial da Acnur, Paulo Almeida, apresenta o projeto Cátedra Sérgio Vieira de MeloNesta quinta-feira, 14 de junho, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, recebeu a visita do oficial de meios de vida da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Paulo Sergio de Almeida, para apresentação do projeto Cátedra Sérgio Vieira de Melo, trabalho desenvolvido pela Agência em parceria com as universidades no Brasil.

De acordo com o oficial da Acnur, a Cátedra visa ao engajamento das academias brasileiras, públicas e particulares, na causa dos refugiados, promovendo ações dentro das suas atuações no ensino, na pesquisa e na extensão. Atualmente, 21 universidades fazem parte do projeto que atende os que tiveram que sair de seus países de origem por motivos de guerras, conflitos e perseguições, tema bastante relevante na atualidade. Cada instituição estabelece compromissos, de acordo com seu perfil, mediante assinatura de um acordo de cooperação para inclusão na rede da Cátedra.

Professores do IFCHS e o reitor, Sylvio Puga, aprovam a parceria com a AcnurProfessores do IFCHS e o reitor, Sylvio Puga, aprovam a parceria com a AcnurPara Paulo Almeida, o Amazonas se tornou estratégico para a Acnur pelo aumento de refugiados que têm chegado ao estado, levando a intensificação da atuação local da agência, inclusive com a instalação de um escritório na capital amazonense. “Por isso, entendemos que é muito importante esse diálogo com a Ufam e a possibilidade da universidade vir a compor a Cátedra, incentivando também a participação de outras instituições de ensino”, afirmou o oficial.

De acordo com o professor Sylvio Puga, a Ufam tem grande interesse em participar da Cátedra, haja vista que várias ações neste sentido já são realizadas na instituição e que parcerias como a da ONU são sempre bem-vindas. “Ninguém trabalha sozinho e para nós é uma grande satisfação ser identificada pela Acnur como um potencial parceiro nesta questão mundial que exige a sensibilização de todos”, conclui o reitor.