Ufam comemora os 25 anos do Programa 'Idoso Feliz Participa Sempre' com lançamento de livro

Autores autografaram o CD que contém a obra comemorativa em PDFAutores autografaram o CD que contém a obra comemorativa em PDFAlém do livro, apresentado no formato PDF em CD-ROM, cada um dos dez capítulos foi exposto em banners

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Em 2018, o Programa Idoso Feliz Participa Sempre – Universidade da 3ª Idade Adulta (PIFPS-U3IA), vinculado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), festeja seu Jubileu de Prata. Em 1993, criou-se a ideia pioneira para oferecer qualidade de vida da população idosa no Amazonas. As principais realizações são contadas na obra alusiva aos 25 anos do Programa, lançada na tarde de terça-feira, 12, na quadra ‘Idoso Feliz’, setor Sul do Campus Sede.

Faça aqui o download do Livro!

“Ao longo desses 25 anos, o Idoso Feliz oferece um conjunto de atividades que não somente atendeu a esse público, como também executou um trabalho de curricularização no âmbito do Programa”, destacou o reitor, professor Sylvio Puga. Ele citou algumas das disciplinas ofertadas, como Hidromotricidade, Natação, Educação Física, Musculação e Caminhada, todas elas sempre tratadas pela ótica da Gerontologia.

Segundo afirmou o reitor, essa metodologia confere qualidade de vida, sociabilização e integração entre os participantes e a própria Universidade. “Foi uma proposta inovadora a implantação do Programa, e foi a partir dele que se formaram multiplicadores nesse ramo, que puderam criar outros grupos voltados à terceira idade”, avaliou o professor, ao justificar que as projeções de crescimento da população idosa impulsionam ações dessa natureza.

O professor Almir Liberato, atual chefe de Gabinete da Reitoria, é oriundo da Feff, tendo acompanhado, inclusive, os primeiros passos do Programa Idoso Feliz. “São 25 anos de muito trabalho, e eu tive a oportunidade de presenciar o seu nascer e desenvolvimento, além das dificuldades que foram colocadas e superadas”, avaliou o docente. “Ele trouxe realmente muita contribuição para a Universidade e para a sociedade, visto que deu ensejo a todos os projetos vocacionados para a questão dos idosos tiveram sua origem aqui”, completou.

Como chegamos até aqui

O PIFPS-U3IA é coordenado pela professora Rita Puga Barbosa, que também foi uma das organizadoras da publicação, trabalho que realizou em parceria com Nazaré Mota, Darcy de Paula Modesto, Andrelina Medeiros e Ahlan Benezar. O prefácio foi escrito pela assistente social aposentada Maria do Perpétuo Socorro Puga Ferreira, 70, e sua filha, Lúcia Puga, respectivamente irmã e sobrinha da professora Rita.

Ao final, os convidados participaram de um sorteioAo final, os convidados participaram de um sorteio“A trajetória foi de muita dificuldade, mas o entendimento da equipe sempre foi no sentido de sensibilizar as pessoas para a causa do idoso. Além da Educação Física, outros setores deram apoio e o Programa se expandiu para o interior, atendendo a comunidades em Maués e Itacoatiara, entre outras cidades”, ressaltou a prefaciana. Ele elencou ainda os frutos da empreitada, incluindo mais de seis comendas entregues à coordenadora do PIFPS-U3IA.

O livro tem o objetivo de explicar, em dez capítulos o caminho percorrido desde 1993. “Nós fizemos a memória desses 25 anos, com enfoque nos colaboradores”, afirma a professora Rita Puga. “Pode ser óbvio o que será colocado, mas a atitude de persistência constante, o acreditar na causa, novas possibilidades que foram se tornando reais - e muito trabalho mental e físico, que aguçam a perspicácia, foram os principais ingredientes para chegarmos até aqui”, registra a docente nas três primeiras linhas do capítulo um.

Conforme explica ela, cada um dos capítulos abordou um enfoque, iniciando pelo histórico, passando pelas experiências de acadêmicos da terceira idade adulta, de coordenadores, de voluntários, bolsistas e monitores, de uma fisioterapeuta e duas psicólogas voluntárias, avançando à dimensão pedagógica até a apresentação – no capítulo final – da coletânea de disciplinas atualmente ofertadas no Programa Idoso Feliz. Além do livro, apresentado no formato PDF em CD, cada tema foi exposto por meio de banners.

Lista de atividades

Periodicamente, são ofertadas as seguintes atividades, com aulas às segundas e quartas ou às terças e quintas: Gerontovoleibol; Caminhada Ecológica; Musculação Gerontológica, Ginástica Gerontológica, Natação, Hidromotricidade Gerontológica, Musculação Gerontológica; Educação Física Gerontológica; e Dança Gerontológica.

Saiba mais em http://www.idosofeliz.ufam.edu.br/ ou pelo fone (92) 3305-1181 ramal 4145.