CCA lança revista 'Sustentabilidade', primeira edição trilíngue do periódico

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

O Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas fez o lançamento da revista 'Sustentabilidade', inovando ao publicar o periódico científico em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol). A solenidade ocorreu na última sexta-feira, 8, no auditório Paulo Buhrnheim, Setor Sul do Campus Universitário.

A revista 'Sustentabilidade' é resultado da parceria entre as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA) e tem como principal objetivo publicar resultados de pesquisas nos diversos contextos amazônicos. Com distribuição de sua primeira edição programada para o mês de julho, correspondente ao bimestre Jul-Ago/2018, o periódico terá os formatos impresso e digital.

De acordo com o diretor do CCA  e também coordenador da revista, professor Eron Bezerra, o Centro necessitava de um instrumento que propiciasse a divulgação de pesquisas de professores e alunos (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA). "Então, a revista vem atender a essa necessidade na medida em que rompe a fronteira institucional, ao publicar trabalhos de pesquisadores de outros países", ressaltou o professor.

Segundo Eron Bezerra, para cada edição serão divulgadas pesquisas das mais variadas regiões, dando um caráter amplo e plural. Para ele, a inovação se dá com a publicação em três línguas, algo inédito no Brasil. "O ineditismo surpreende cada vez mais, quando se dá ênfase aos protagonistas do conhecimento tradicional amazônico. Nessa edição, o periódico contempla artigos com línguas indígenas,  como: Baniwa, Nheengatu, Tucano e Saterê-Mawé. Portanto, nós temos um grau de inovação e de contribuição que, modestamente, a Ufam, por meio do CCA, está veiculando ao País, mas, em particular, a toda a Amazônia”, completou o diretor.

Transversal

A transversalidade nas temáticas é o foco da revista, conforme explicou o diretor, ao afirmar que os temas abordados são de acordo com o campo de atuação do pesquisador, tudo em consonância com a sustentabilidade. “Esse é o nosso fio condutor”, comentou.

Para o diretor, esse é um pressuposto consciência para que se estabeleça uma regra a humanidade, no sentido de utilizar os recursos naturais renováveis de forma sustentável para que se possa utilizá-los por mais tempo. Ele alertou ainda quanto à má utilização desses recursos naturais, os quais são retirados do meio ambiente de forma indiscriminada, sendo esta imposta pelo produtivismo atual.

Representando o reitor da UEA, professor Cleinaldo Costa, a diretora da Editora Universitária da UEA, professora Maristela Silva, disse que a parceria entre as duas Universidades públicas está se iniciando com a participação do reitor daquela Instituição de Ensino Superior (IES) como membro do Comitê Científico. Além disso, também foram realizadas orientações técnicas relacionadas à publicação.

"O periódico tem importância em razão de reforçar a temática, considerando que vivemos no maior ecossistema do planeta e, necessariamente, precisamos divulgar pesquisas relacionadas a essa área do conhecimento", finalizou a professora, ao comemorar o resultado do trabalho.