Coordenação de Desenvolvimento Social divulga informativo sobre 'Qualidade de Vida no Trabalho'

Por Departamento de Saúde e Qualidade de Vida / Coordenação de Desenvolvimento Social

 

 

O que é ter Qualidade de Vida no Trabalho? Ter qualidade de vida impacta na nossa saúde e bem-estar? De quem é a responsabilidade pela promoção dessa qualidade de vida?

A discussão sobre essa temática é crescente desde a década de 1970, quando mudanças nas relações de trabalho com a reestruturação produtiva impuseram que os empregadores pensassem estratégias para aumentar a produtividade das empresas. Mas, essa discussão ainda focava a manutenção da produtividade, sem necessariamente pensar que por detrás do assistente administrativo, do segurança, do professor, do estagiário ou do médico existem seres com necessidades próprias e uma história de vida única.

Hoje, já temos uma visão de qualidade de vida no trabalho que busca aliar a produtividade e condições de trabalho dignas para os trabalhadores, com o seu protagonismo na definição das ações. Ou seja, todos são responsáveis por promover qualidade de vida nos ambientes de trabalho: equipes técnicas, gestores e trabalhadores.

A pesquisa do professor Mário César Ferreira (2011) aponta que, particularmente no serviço público, os principais aspectos relacionados à qualidade de vida no trabalho são:

  • Possuir condições físicas, materiais e tecnológicas de trabalho;
  • Nutrir relações socioprofissionais saudáveis com os colegas e chefias;
  • Ter oportunidade de crescimento na carreira profissional;
  • Ter o trabalho reconhecido por colegas, chefias e usuários dos serviços;
  • Possuir condições para viver experiências além do trabalho, com tempo para lazer, cuidado da saúde, estar com a família e amigos;
  • Gozar de autonomia para definir a organização dos processos de trabalho, com gestão coletiva das metas e prazos, conforme planejamento participativo, capacidade da equipe e necessidade do serviço.

Todos esses pontos podem gerar bem-estar na vivência cotidiana do nosso trabalho e promover qualidade de vida no trabalho, desencadeando uma vivência prazerosa, com satisfação sobre os resultados alcançados e sem sobrecarga de trabalho. Porém, também pode geral mal-estar e não promover qualidade de vida, desencadeando: acidentes de trabalho; doenças físicas; doença e sofrimento mental e psicológico; assédio moral e outras formas de violência no trabalho; violação dos direitos; baixa produtividade; altas taxas de absenteísmo e presenteísmo.

Nessa lógica, quem pode falar sobre o que é e quais fatores promovem ou não qualidade de vida no trabalho são os trabalhadores, que conhecem a rotina das atividades e vivenciam os fatores que interferem nessa vivência. Então, gostaríamos de saber:

Para você, o que é ter qualidade de vida no trabalho na UFAM? Compartilhe com nossa equipe o seu pensamento, através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..      

Fonte: FERREIRA, Mário César. Qualidade de Vida no Trabalho. Uma abordagem Centrada no Olhar do Trabalhador. Brasília, DF: Edições Ler, Pensar. Agir, 2011.

 

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable