Sistebib promove curso de capacitação no ISB

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom

Durante os meses de março e abril, ocorreu no Laboratório de Informática do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari, a I Capacitação em Bases de Dados do Sistema de Bibliotecas da Ufam nas unidades do interior.

De acordo com o coordenador e bibliotecário, Renato Mendes, a capacitação foi resultado da preocupação com o aspecto pedagógico, no sentido de inovar os serviços prestados no Instituto. Dentre os conteúdos apresentados, estavam o Portal de Periódicos da CAPES, Base de Dados Evolution, Ferramenta Online de Citação e Referência – Moore, E-books da Atheneu, E-campus módulo biblioteca, Guia de Metodologia do Trabalho Científico e Apresentação de formulários de Produtos e Serviços do Sistebib atendendo a todos os cursos.

Durante a realização da capacitação, os servidores (professores e técnico-administrativos) e discentes tiveram a oportunidade de se cadastrar nestas ferramentas, a fim de utilizá-las como apoio ao processo de ensino, pois as variáveis encontradas nas bibliotecas virtuais apresentadas permitem que o acadêmico, de forma interativa, possa subsidiar suas pesquisas nestas fontes eletrônicas.

Segundo o professor do curso de Fisioterapia, Thiago Maciel, o curso vem atender às necessidades do Instituto e fortalecer as ações que Administração Superior desenvolve junto aos servidores.

O curso se estendeu também ao corpo discente, capacitando 561 alunos do Instituto. O professor Fábio Júnior disse que a realização da capacitação trouxe novos conhecimentos, permitindo ao estudante aprender novos métodos de acesso à informática. Além disso, o acesso a pesquisas mais avançadas, como para periódicos e e-books, assim como a elaboração de fichas catalográficas.

“Dessa forma, é importante a continuidade desse projeto de aprendizagem, no sentido de que novos alunos tenham a oportunidade a novas experiências e novos conhecimentos”,  finaliza o professor.