Projeto de extensão da Ufam capacita estudantes de Coari para o Enem

Por Marion Litaiff
Equipe Ascom
Os alunos participantes são do curso de Ciências: Matemática e Física e Ciências: Biologia e QuímicaOs alunos participantes são do curso de Ciências: Matemática e Física e Ciências: Biologia e Química

Vinculado ao Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE), o projeto de extensão ‘Pró-Universidade’, do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), atende atualmente cerca de 150 alunos finalistas do ensino médio com o objetivo de capacitá-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durantes as atividades, discentes do ISB dos cursos de Ciências: Matemática e Física e Ciências: Biologia e Química ajudam os estudantes, com idade acima de 16 anos, a se prepararem para o Enem. As aulas são nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química, Língua Portuguesa e Redação.

Os responsáveis pelo programa são os professores do curso de Ciências: Matemática e Física, Deniz dos Santos Mota e Adriano Pereira Guilherme. Além do aumento da taxa de aprovação em Universidades de alunos oriundos de escolas públicas, de acordo com o professor Deniz, o programa tem como propósitos a mitigação da vulnerabilidade social dos participantes e a diminuição de deficiências acadêmicas procedentes do ensino fundamental e médio;

O ‘Pró-Universidade’ cumpre um papel relevante da instituição na superação das desigualdades sociais, oriundas da baixa escolaridade, democratizando o acesso ao ensino superior. "A inserção de nossos discentes nesta ação acelera o processo de construção de uma sociedade mais democrática, ética e justa, além de aperfeiçoar as relações, não somente de ensino-aprendizagem que colaboram com a formação profissional favorecendo vivências pedagógicas, mas também, humana e cidadã”, disse o coordenador do projeto.

As aulas acontecem no Campus da Ufam, em Coari, às quartas e sábados.